TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

S Pesquisa Biografica de Afred Marshall

Por:   •  15/6/2021  •  Resenha  •  2.578 Palavras (11 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 11

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTÁBEIS E ATUARIAS

         PESQUISA BIOGRÁFICA ALFRED MARSHALL

        

GABRIEL CABRAL DOMINGUES DOS SANTOS

SÃO PAULO 2020

Sumário

Introdução        3

1.Biografia        4

2.Contexto Histórico        6

3.Influências        7

4.Contribuições        9

5.Críticas        9

Conclusão        11

Referências        12

Introdução

Alfred Marshall nasceu no dia 26 de julho de 1842 em Londres. Foi um dos estudiosos de mais destaque no meio da Matemática e da Economia Política, conseguindo juntar as duas ciências em uma única linguagem, facilitou assim a compreensão da análise econômica.

Deu continuidade aos estudos de grandes nomes como Adam Smith e David Ricardo. Apesar de apresentar apenas uma obra de grande importância no meio da economia, “Os Princípios da Economia”, Marshall é um pensador que contribuiu muito para o estudo da economia neoclássica.

Assim podemos destacar Alfred Marshall pela sua trajetória notável através da Matemática e da vontade de ajudar uma sociedade pobre e com diversos problemas após uma ascensão dos centros trazida pela revolução industrial. Marshall larga seu posto de professor para passar a estudar Economia Política e formar novos estudos para assim melhorar a questão social pela qual lutava.

1.Biografia

        Alfred Marshall nasceu em Clapham, um bairro localizado na cidade de Londres, no dia 26 de julho de 1842. Filho de Rebeca Oliver e William Marshall, eram uma família considerada de classe média. Apesar de precedente de uma família principalmente formada de clérigos, alguns com uma certa notoriedade, seu pai não seguiu esse caminho e quebrou a tradição familiar. Porém era desejo de Wiliam que seu filho seguisse com essa tradição, o que ele acabou por não fazer.

        Seu pai era Caixa do Banco da Inglaterra, uma profissão de uma certa importância e que possibilitou Alfred a ter uma infância tranquila e com certo conforto. Wiliam também obrigava seu filho a estudar diversas horas no dia, matérias que detestava, e ainda por cima, proibia atividades recreativas prediletas de Alfred, tais a Matemática e a prática do xadrez.

        Essa repressão por parte do seu pai foi boa parte responsável pela criação de sua personalidade no futuro. Desenvolveu diversos comportamentos devido as tais controles e repressões, como sua tendência à hipocondria, seu medo à prostração e, também, o fato de que Marshall passou a rejeitar atividades que traziam apenas prazer (como o xadrez e a Matemática), tudo isso dado ao seu convívio com seu pai em sua infância.

        Com nove anos de idade, teve a oportunidade de fazer seus estudos de letras e línguas em uma renomada escola de ensino, a Merchant Taylor’s School. E foi lá que Marshall descobriu sua aptidão com a Matemática, também teve a oportunidade de ingressar na Universidade de Oxford através de uma “bolsa” de estudos clássicos que era um dos requisitos para ser ordenado pela Igreja Anglicana. Mas, assim como seu pai, Alfred rejeitou o caminho eclesiástico e decidiu fazer um curso superior de Matemática no St. Jhon’s College da Universidade de Cambridge.

        Foi uma das mentes mais brilhantes da matéria de seu tempo, Marshall foi feito para estudar a Matemática, fez dela sua primeira profissão, dando aulas particulares para pagar a Universidade, e foi a sua principal arma analítica e metodológica com que foi capaz de transformar trabalhos das maiores mentes no estudo da Economia, tais como Adam Smith, David Ricardo e Stuart Mill.

        Concluiu seu curso de Matemática no ano de 1865, aos 23 anos, e assumiu o cargo de professor no Clifton College por um curto período. Logo após o Clifton College, Marshall começou a trabalhar como um preparador para os cursos de Matemática da Universidade de Cambridge, e junto a isso, passou a estudar Filosofia.

        Então, sob influência de alguns professores de Cambridge e devido ao contexto da Revolução Industrial e os problemas sociais trazidos por tal acontecimento, Marshall foi se afastando das suas áreas como a Metafísica e a Psicologia, abandonou sua religião, tornando-se agnóstico. Agora, preocupado com a questão social, Marshall foi guiado ao estudo da Economia e no ano de 1868 tornou-se professor especializando-se em política econômica, apesar de nunca ter feito um curso regular, já que um curso especializado da matéria não existia além como complemento de outros cursos em sua época.

        Em 1868, cessou suas atividades como professor de Matemática e tornou-se professor de Economia Política e Lógica no St. Jhon’s College. Nos anos seguintes, Marshall seguiu lecionando Economia Política e Lógica em Cambridge e assim elaborando o seu próprio pensamento econômico e suas próprias teorias sobre o Comércio Interno e Exterior.

        Entre o ano de 1870 e 1875, Alfred Marshall dedicou-se a um pequeno número de trabalhos sobre o comércio internacional e o protecionismo. Então foi no ano de 1875 que Marshall decidiu visitar toda a costa leste dos Estados Unidos, com único objetivo de estudar sobre o protecionismo. Lá, visitou diversas Universidades mundialmente famosas como Harvard e Yale, encontrou-se com alguns economistas e personalidades importantes e voltou a Cambridge animado com a ideia de melhorar o ensino da Economia Política.        

        No ano de 1877, Alfred Marshall casa-se com Mary Paley, uma de suas antigas alunas do curso de Economia Política e uma das primeiras mulheres a alcançar o grau universitário. Porém, seguindo as regras de celibato impostas pela Universidade de Cambridge, Marshall viu-se obrigado a deixar o posto que ocupava em St. Jhon’s College e assim deixar a Universidade.

Então, após sua saída de Cambridge, Marshall foi para Bristol, onde assumiu o cargo de diretor do Colégio Universitário pela Universidade de Oxford, lecionando novamente Economia Política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (109.4 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com