TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA FINANCEIRO

Projeto de pesquisa: SISTEMA FINANCEIRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 SISTEMA FINANCEIRO 4

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

A presente análise descreve pontos relevantes ao processo de planejamento financeiro que contribuem significativamente para a empresa atingir seus objetivos da melhor forma possível. O planejamento financeiro torna-se um instrumento indispensável para o sucesso almejado.

A empresa apresentada resolveu investir 250.000,00 para fabricação de um novo produto então nos foi solicitado que fizéssemos a analise das atividades da mesma para que obtivessem retorno.

Desta forma esse trabalho tem por finalidade, por em prática o conhecimento das matérias do semestre em que o acadêmico desenvolverá a capacidade de análise e avaliação financeira da empresa, tanto no ambiente interno, quanto na sua relação com o ambiente econômico em que está inserida.

2 SISTEMA FINANCEIRO

Sabe-se que para administrar uma empresa são necessários quatro requisitos básicos para que se tenha um bom resultado: a organização, o planejamento, a direção e o controle.

O planejamento financeiro tem como processo estimar as exigências de fundos de um negócio e determinar as fontes de fundos que são uma parte importante do planejamento financeiro. Ele leva em consideração o crescimento, o desempenho dos investimentos, e os requisitos de fundos para o negócio durante um determinado tempo, ele fornece um plano detalhado de ação para reduzir a incerteza direcionar os esforços individuais e coletivos.

Existem varias ferramentas que ajudam o administrador a planejar o dia a dia empresa, algumas serão listadas abaixo.

A demonstração do resultado do exercício (DRE) é uma contábil dinâmica que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e resultados,apurados segundo o princípio contábil do regime de competência. A DRE oferece uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período. Embora sejam elaboradas anualmente para fins legais de divulgação, em geral são feitas mensalmente para fins administrativos e trimestralmente para fins fiscais.

Como citado anteriormente para conseguir sucesso gerencial é preciso controlar todos os processos do projeto para isso uma das ferramentas utilizadas é o orçamento de vendas. Ele é uma etapa de grande importância, pois se liga com a possibilidade do mercado em utilizar serviços ou produtos, quantidades na produção e demanda que será exigida, visando estimar exatamente as vendas necessárias para o crescimento dos negócios. Então para a criação do orçamento de vendas precisa-se saber as tendências do mercado, além das projeções do preço, expansão ou retenção, composto mercadológico, motivação e competência do grupo envolvido no orçamento de vendas.

Um orçamento de produção consiste basicamente em um plano de produção para o período considerado, visando atender às vendas orçadas e aos estoques preestabelecidos. Apresenta, por períodos de tempo, as quantidades de cada produto a serem fabricadas. É o método empregado em projetar as matérias-primas, a mão de obra direta e os custos indiretos de fabricação, de acordo com as unidades a serem vendidas e a política de estoques de produtos prontos definida pela empresa.

Para que o orçamento de venda e de produção seja bem feito temos que conhecer a carga tributaria dos produtos fabricados, tributos esses que poderão em alguns momentos interferir no resultado e na DRE da empresa.

Existe também uma ferramenta muito utilizada para controle das entradas e saídas da empresa, essa ferramenta é chamada de Fluxo de caixa, refere-se ao fluxo do dinheiro no caixa da empresa, ou seja, ao montante de caixa recebido e gasto por uma empresa durante um período de tempo definido.

Muito se fala sobre tributos, encargos e taxas, a seguir uma definição breve sobre cada um e a diferença entre eles.

Segundo o CTN tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, isto quer dizer que tributo não penalidade por infração, e instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

As espécies tributárias são: os impostos, taxas e as contribuições de melhoria. As taxas e as contribuições de melhoria são os chamados tributos vinculados, cuja cobrança se justifica pela existência de uma determinada atividade do Estado, voltada diretamente para o particular que pagou o tributo, beneficiando-o de alguma forma, ou seja, exigem uma contraprestação do Estado (ex. coleta de lixo, fornecimento de água tratada, emissão de um passaporte, até a realização de uma obra pública que resulte em vantagem direta para o contribuinte).

Já o imposto o Estado não precisa oferecer nenhuma contraprestação de serviços ou obras para aquele contribuinte em particular, ele será beneficiado indiretamente, decorrente da realização do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com