TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS ECONÔMICOS

Tese: SISTEMAS ECONÔMICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  Tese  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 5

No nosso dia-a-dia enfrentamos varias questões econômicas como por exemplo diferenças salariais, desemprego, aumento de preços, comportamento de taxas de juros. E para analisar e solucionar esses problemas que nos rodeiam, e assim melhorar a qualidade de vida, é necessário que se estude a ciência econômica. A palavra economia pode ser entendida como “administração da coisa pública”. Pode ser definida como a ciência social que estuda a maneira pela qual as pessoas decidem empregar recursos escassos, a fim de produzir diferentes bens e serviços e atender às necessidades de consumo. Pode-se dizer que o objeto de estudo da ciência econômica é a questão da escassez, ou seja, como “economizar” recursos. A escassez surge devido às necessidades biológicas humanas ilimitadas e à restrição física de recursos. As sociedades são obrigadas a fazer escolhas sobre “o que e quanto”, “como” e “para quem produzir”. São então chamados de problemas econômicos fundamentais.

• O que e quanto produzir – a sociedade deve decidir se produzem mais bens de consumo ou bens de capital. Em economias de mercado, o que e quanto produzir é sinalizado pelos consumidores (o que é chamado de soberania do consumidor).

• Como produzir – trata-se de uma questão de eficiência produtiva: serão utilizados métodos de produção capital intensivos? Ou de mão-de-obra intensivos? Ou de terra intensivos? Isso depende da disponibilidade de recursos de cada país.

• Para quem produzir – a sociedade deve decidir quais setores que serão beneficiados na distribuição do produto, ou seja, trata-se de decidir como será distribuída a renda gerada pela atividade econômica.

SISTEMAS ECONÔMICOS

Sistemas econômicos é o ramo da economia que estuda os métodos e instituições pelas quais sociedades determinam a propriedade, direção e alocação dos recursos econômicos e as suas respectivas trajetórias de desenvolvimento econômico.

Existem 02 formas principais de organização econômica:

• Economia de mercado (ou descentralizada, tipo capitalista): regido pelas forças do mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção.

Economia planificada (ou centralizada, tipo socialista): nesse sistema as questões são resolvidas por um órgão central de planejamento, predominando a propriedade publica dos fatores de produção, chamados de meios de produção englobando bens de capital, terras, prédio, bancos, matérias primas.

CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO (CPP)

A curva representa todas as possibilidades de produção que podem ser atingidas com os recursos e tecnologias existentes. Em economias de mercado, descentralizadas, a escolha sobre as alternativas de produção fica a cargo do mercado. Já em economias planificadas, centralizadas, o deslocamento da CPP é feito conforme decisão de quem a controla.

CUSTO DE OPORTUNIDADE

O Custo de Oportunidade representa o custo associado a uma determinada escolha medido em termos da melhor oportunidade perdida. Por outras palavras, o custo de oportunidade representa o valor que atribuímos à melhor alternativa de que prescindimos quando efetuamos a nossa escolha. O custo de oportunidade está, desta forma, diretamente relacionado com o fato de vivermos num mundo de escassez. De fato, é a escassez que nos obriga a efetuar escolhas o que implica prescindirmos de determinados bens e, portanto, implica a existência de um custo de oportunidade sempre que tomamos uma decisão.

DESLOCAMENTOS DA CURVA DE POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO

O deslocamento da curva para a direita indica que o país ou sociedade está crescendo, houve um aumento da quantidade física de fatores de produção ou melhor aproveitamento dos recursos já existentes, o que pode ocorrer com um progresso tecnológico. Esse deslocamento permite a economia obter maior quantidade de ambos os bens.

FUNCIONAMENTO DE UMA ECONOMIA DE MERCADO: FLUXOS REAIS E MONETÁRIOS

De maneira simples podemos dizer que fluxo real é tudo aquilo que as famílias oferecem às empresas para que estas possam existir, exemplo: recursos naturais, trabalho, mão de obra e capacidade empresarial. Na mesma ordem, as empresas oferecem às famílias aquilo que elas precisam para se manterem, exemplo: produtos industrializados, empregos.

Com o auxílio do dinheiro, as empresas pagam às famílias pelo serviço e mão de obra realizada e, por sua vez, as famílias,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com