TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segundo o livro: salário, preço e lucro, começa-se com um exemplo do cidadão Weston

Por:   •  19/12/2016  •  Dissertação  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 5

      Segundo o livro: salário, preço e lucro, começa-se com um exemplo do cidadão Weston, que introduz uma teoria que muito deve-se ser discutida, e que ele afirmando simplesmente por afirmar, de que o resultado dos produtos sempre é o mesmo, e que independente do número de lucro e salário sempre resultará em um número só, mesmo quando alterados, segundo ele, se complementam. Mas o que ele esquece, é que essa afirmação é equivocada, e que o mais importante também que se deve mencionar, é o fato de que, não importa o que é ofertado ou procurado, o que importa é a importância que o trabalhador dá a seu suposto trabalho.

      Se tratando de oferta e procura, sempre deve-se levar em conta o preço que dado de acordo com o que mais se tem demandado. Com isso, também percebe-se que quanto maior o salário de seus empregados, mais há um elevação no número de compras, e quando o mesmo diminui, o resultado ocasionado é o mesmo, porém, vale lembrar que independente do aumento ou diminuição de salários, a procura não é um dado constante, visto que, tudo depende de época, como diversos outros fatores que não esses, influenciam no número de compras.

        Nesse ponto do livro, Marx nos lembra exatamente como o poder de compra é algo que instiga a todos os trabalhadores, e que muitas vezes, por não verem esse fator, muitos acabam que passam suas vidas trabalhando em fator da compra, se cegando as verdadeira e boas causas, e dedicando seu preciosíssimo tempo e força física, no que ele chama de alienação em seu livro O Capital, no qual, explica, que hoje, todos trabalham em prol de algo, suas vidas são diretamente dirigidas a algo, e isso instiga o ser humano a cada vez trabalhar mais e mais, suprindo assim o que ele não dá somente como necessidade básica, mas “vendendo suas almas” ao capitalismo, e deixando com que o dinheiro seja a base de suas vidas.

        Importante lembrar, que o preço não varia necessariamente em consequência da oferta, como Newam diz, depende muito de como se define o salário de os empregados. Mas, com o invento das máquinas e o desenvolvimento da tecnologia,, se tornou mais fácil e rápido obter melhores e mais resultados em um menor  tempo de produção. Daí, é visto também, como os valores passam a ser definidos, variando muito com a relação de tempo de trabalho invertido em produção, no qual, muitas vezes, era melhor um investimento em produtos feitos a maquina, no qual se produzia mais e com qualidade.

       Passando assim, o preço passa a ser cada vez mais  definido pelo seu valor, mas as verdadeiras oscilações, na qual realmente davam resultados no mercado, eram a que importa e sempre importaram: oferta e procura. Quando a oferta e a procura entram em equilíbrio, diz-se que os preços passam a corresponderem aos seus preços naturais.

       Mas o que não deve ser esquecido, é que os trabalhadores, no tempo, e dinheiro que ganhavam em horário normal, eram todos destinados a sua própria sobrevivência na empresa, trazendo assim o ciclo normal do dinheiro, totalmente voltado a empresa, em que os operários gastavam seus dinheiros em materiais e sobrevivência, e para acabar suprindo suas dividas externas, eram submetidos a trabalhar mais, para então poder obter o dinheiro suficiente, para fazer coisas, compras por fora entre outras coisas. Mas é importante lembrar, que isso foi só mais uma estratégia, em que os empregadores, acabavam “sugando” cada vez mais o tempo de seus operários, aumentando assim a produção, obtendo 50% do lucro por eles mesmos gerados, e conseguindo mais, pela quantia a mais produzida.

       A comparação com a escravatura não se distancia, é cada vez mais aparente notar, que o trabalho escravo somente mudou sua face, e que suas subordinações exploração continuavam, mas ao invés de a troca ser por proteção, passa-se então a pensarem obter lucro, no que chamavam de salário, trabalhando sempre mais e mais, para ter o mínimo. O que em suma, pode-se dizer que: o valor da sua força de trabalho, apesar de trabalhar por um maior período, para assim obter o sustento de sua casa e necessidade, a outra parte de suas horas de trabalho e salário se redimensionavam ao seu chefe, e o assalariado não poderia ter queixas, visto que por se prestar o seu trabalho serviu (muitas vezes de graça), não percebe que parte do seu trabalho vai para sua própria sobrevivência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com