TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Simulação empresarial

Por:   •  12/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.328 Palavras (10 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

O presente trabalho visa apresentar o projecto empresarial da Kalenguessa games S.A neste trabalho iremos ver se o projecto é ou não viável usando diversos instrumentos de gestão.

  1. Sumário Executivo

       A Kalenguessa Games Lda, uma empresa formada por dois irmão, com a sede na Cidade do Luena província do Moxico foi fundada neste ano com a finalidade de divertir a juventude do Moxico com jogos de última geração. Tem como objectivo a abertura da primeira casa de jogo no município do Luena por ser a capital da província e posteriormente expandir o negócio.

      Moxico é uma das províncias com número elevado de jovens com grandes interesses pelos jogos de última geração e pelas Tecnologias de informação.

O presente trabalho  é um projecto empresarial que visa avaliar a viabilidade humana, material e financeira da Kalenguessa Games Lda.

       A Kalenguessa Games será criada para oferecer diversão a população jovem da província do Moxico oferecendo a juventude jogos de Play station 5, matraquilhos,  biliares e outros tipos de jogos de última geração cujo o público alvo é a juventude que está representada em 68,7% segundo os dados estatístico do Instituto Nacional de Estatística de Angola e a mesma casa irá servir para todas a classes da província do Moxico. Esta tem como missão garantir qualidade nos serviços prestados.

O empreendimento será localizado na província do Moxico na Cidade do Luena no bairro social, um bairro perto da cidade do Luena e de fácil acesso.

       A Kalenguessa Games Lda, terá 3 funcionários; sendo um (1) Gerente um (1) atendente e um (1) Segurança.

      Para o arranque deste empreendimento será necessário um investimento inicial de 1500.000 Kwanzas sendo o mesmo valor do capital próprio.

Com intuito de criar emprego e gerar proveito num período de 4 anos.  

  1.  Diagnóstico do Negócio

      Neste capitulo apresentam-seas analises da envolvente contextual e a analise transaccional.

      A envolvente contextual compreende um conjunto de variáveis não controladas pela empresa, mas que afectam  o seu desenvolvimento e influenciam o seu percurso.  Para analise deste ambiente usou-se o modelo PEST que avalia o contexto Politico legal, Económica, Social e Tecnologica.

      A analise transaccional baseou-se no modelo de cinco Forças de Porter, que ajuda como a empresa é afectada pelos seus clientes, concorrentes, fornecedores e concorrentes substitutos.

     Com estudo da Envolvente da empresa identificam-se as oportunidades e as ameaças fundamentais para definição de uma estratégia.

  1. Análise contextual

A análise do meio envolvente contextual permte- nos avaliar o impacto das variáveis Políticos legais, económicas, demográficas, sócio- culturais, e tecnológicas.

1.2. 2 Contexto Político Legal

      Angola é um país estável politicamente, com um sistema político parlamentar e com eleições livres. A constituição da República garante um conjunto de direitos aos cidadãos e organização, tais como a não descriminação, tratamento justo e equitativo segurança e protecção de bens.

     O Governo adoptou um conjunto de medidas de incentivo com vista a uma maior abertura ao investimento privado considerando aprovação da Lei nº 11/03 de 13 de Maio Lei de Base do Investimento privado que permite no essencial, alcançar os objectivo do  Estado com a reformulação.    

  1. Contexto Económico

Angola  é um pais grande com 18 províncias com cerca de 24 000.000 de habitantes de rendimento médio baixo. O país tem atingido níveis de crescimento económico satisfatórios.

Angola neste ano de 2015 tem atravessado situações negativas com a redução do preço do barril de petróleo que atingiu 48 dolares norte americanos (usd) que criou deficit orçamental no Orçamento Geral do Estado no ano de 2015 (O.G.E) o crescimento económico abrandou para 5,4% segundo o Banco Mundial causando graves problemas para economia nacional provocando assim a desvalorização do Kwanza e a escassez de divisas no mercado nacional Angolano.

  1. Contexto Sócio- Cultural

    Segundo o senso de 2014 a população Angolana na sua Maioria pertencem a religião Católica, em Angola as famílias são largas com uma média de 6 a 8 membros de cada família esta média tem reduzido principalmente em zonas urbanas como na cidade de Luanda.

Culturalmente, a juventude Angolana tem vindo a interessar-se pela pelos jogos de ultima geração mas na província do Moxico os jovens da cidade do Luena nos últimos anos têm aderido aos jogos. A província do Moxico é formada por diversos grupos étnicos a cidade do Luena é composta pelos Cokwê com indicadores sociais estáveis.

  1. Contexto Tecnológico

    Angola tem vindo a crescer em aspecto tecnológico abrindo desta forma as portas para o investimento tecnológico, desde o alcance da paz o país tem apostado nas Tecnologias de informação mas os meios de internet em algumas províncias ainda chegam com muitas dificuldades principalmente em épocas chuvosas o que dificulta o envio de algumas informações.  A população jovem do Luena tem fácil acesso aos meios de comunicação como a internet, jornais, televisão e rádio.

Contudo,  AKalenguessa Games Lda, terá dificuldades em actuar no campo tecnológico no que toca a internet devido ao envio de notas de encomenda por e-mail aos fornecedores.

Mapa de resumo da análise contextual

 Quadro1. Resumo de análise contextual

Variáveis

Tendências

Intensidade de Impacto

 Político Legal

 - Estabilidade Politica;

 - Incentivo a Investimento privado

              Média

Económico

 - Estabilidade macroeconómica

            Elevada

         Sócio- Cultural

  - Estabilidade Social;

-  Estilo de vida médio

            Elevada

         Tecnológico

   -Fácil acesso as Tecnológias de Informação;

   - Deficit nas redes de internet

              Baixa

1.2.6 Analise Transaccional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (219.3 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com