TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas abertos e fechados

Seminário: Sistemas abertos e fechados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  Seminário  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 2

sistemas abertos e fechados de CO

Figura 1 - Representação de um Sistema Fechado (teoria dos sistemas)

O enfoque sistêmico se preocupa com as entradas e as saídas e não unicamente as sub-atividades no interior do sistema. Portanto ao analisar a empresa como um sistema não buscamos a eficiência de cada uma de suas atividades mas a eficiência do sistema como um todo. Ackoff (1999 b) é provocador ao afirmar: "Quando cada parte, considerada separadamente, obtém a melhor performance possível, o sistema como um todo pode não apresentar um desempenho tão bom".

Bertalanffy fez outra contribuição importante ao distinguir o sistema fechado do aberto (Kast, 1970). O sistema fechado não recebe influência do meio em que esta inserido. A análise ambiental surgiu da compreensão que as organizações humanas são sistemas abertos e recebem influência do ambiente onde estão inseridos. O esquema de uma organização como um sistema aberto pode ser representado como descrito na figura 2:

Figura 2 - Representação de um Sistema Aberto (teoria dos sistemas)

A introdução do ambiente traz o conceito de eficácia que "se refere ao êxito do sistema como um todo, tanto internamente como no seu relacionamento externo. Por exemplo, de nada adianta uma organização prestar um serviço eficientemente, se esse serviço não é relevante para a comunidade" (Marcovitch, 1977).

Selznick em 1948 passou tratar a organização como um sistema aberto afirmando que ela era um "organismo" ajustável que reage as influências do ambiente (Kast, 1970). A evolução deste conceito deu origem à ecologia de empresas (EE) que trata a inserção do "organismo empresa" em seu ambiente.

1. INTRODUÇÃO

Este Trabalho tem como objetivo principal mostrar os conhecimentos adquiridos durante as aulas de Empreendedorismo ministradas por nossa tutora ead Ma. Renata M. G. Dalpiaz e acompanhadas por nosso tutor presencial Marcos e assim mostrarmos na prática tudo que aprendemos em relação ao tema mais explanado em nossos encontros em sala de aula, como montar um Plano de Negócios de uma empresa fictícia, onde o mesmo será o desenvolvimento do trabalho e também alguns quadros demonstrativos que estão incorporadas a este plano como: o ramo, equipamentos utilizados, quadro de colaboradores, produção e etc., e também o roteiro de execução para a abertura do empreendimento, assim como o relatório sobre empreendedorismo que foi integralmente direcionado nas dicas do autor José Dornelas no texto disponibilizado em que é solicitado que se identifique oportunidades e desafios que os empreendedores têm e enfrentam no Brasil que irá compor os anexos do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com