TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema econômico

Projeto de pesquisa: Sistema econômico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.624 Palavras (7 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 3

2.ETAPA 1- PASSO 3....................................................................................................4

3. ETAPA 2 – PASSO 3 ...6

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................................8

5- BIBLIOGRAFIA .................................................................................................................9

1.INTRODUÇÃO

Este trabalho visa apresentar as etapas 1 e 2 (Equipe) da ATPs de Economia, com o intuito de demonstra as relações pertinentes entre a teoria estudada em sala e vista no PLT e as atividades solicitadas em cada etapa.

Etapa 1- Passo 3 (Equipe):

Reunir em equipe : relacionar quais as principais questões econômicas abordadas na aula-tema desta etapa no livro-texto, que estão presentes nos três textos indicados e de que forma essas questões podem afetar o desempenho de, no mínimo , três empresas nas quais os integrantes do grupo atuam.

Estão presentes nos três textos as seguintes questões econômicas a partir do sistema Capitalista em que a economia brasileira está inserida: O que e quando produzir? Como produzir? Para quem produzir? Dai se aplica estudos e pesquisas para saber como obter tais respostas utilizando recursos variados . Para melhor compreensão, resgatamos algumas concepções do PLT estudado que nos contribuiu para melhor entendimento das análises das situações solicitadas acima. Segue-se:

Levando em consideração que as necessidades humanas são ilimitadas, os produtos em demanda acabam por ficarem escassos, necessitando uma nova maneira de se repensar em outras alternativas de produção de bens de consumo e serviços, dentro de determinada condição na sociedade em que vivem.

Da escassez dos recursos e diante da necessidades ilimitadas dos indivíduos geram-se , os chamados problemas econômicos fundamentais, levando a três indagações importantes para poder repensar e apresentar novas maneiras de ofertas de produtos e serviços. São elas: O que e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir?

Sistema Econômico: forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade. É um particular sistema de organização de produção, distribuição e consumo de todos os bens e serviços que as pessoas utilizam buscando uma melhoria no padrão na vida e bem-estar (GARCIA& VASCONCELLOS 2012, p.4).

A organização dentro do Sistema Econômico (Sistema Capitalista ou Socialista) de determinada sociedade, vai variar de acordo com as necessidades desta, sendo que a sua organização será diferenciada de outras sociedades, pela demanda , interesses , fatores econômicos , financeiros , sociais e até históricos. Todos com influências do mercado mundial.

Curva de possibilidades de produção: Trata-se de um conceito teórico com o qual se ilustra como a escassez de recursos impõe um limite a capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção ((GARCIA& VASCONCELLOS 2012, p.6).

Resumidamente, a curva de possibilidades tem a finalidade de demonstrar o conceito de escassez de recursos de determinada produção de uma sociedade, simbolizando, o valor associado a melhor alternativa não escolhida.

Custo de oportunidade: O custo de oportunidade também é chamado de custo alternativo, por representar o custo da produção alternativa sacrificada (GARCIA& VASCONCELLOS 2012, p.7).

Logo, pode-se apresentar que Custo de oportunidade é a termologia utilizada em economia , para indicar o custo de determinado produto em termos de uma oportunidade renunciada, bem como, os benefícios que podem ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada.

A Economia se interliga às demais áreas do conhecimento utilizando de outras ciências como suporte de fundamentação para poder estudar, compreender e se fundamentar na melhor forma de atuar em sua própria área.

Tais fatores podem afetar as empresas: Empresa de Ensino Superior-Anhanguera Educacional, Empresa de fabricação de peças automotivas e Usina produtora de álcool, no sentido de levantar dados, prevenir a melhor maneira de se ministrar os recursos e as diversas possibilidades de substituí-los por outros do mesmo nível ou melhores, ajustando-se a situação do momento, tanto, nos aspectos: financeiro, econômico , como social.

Etapa 2-

Passo 3- Equipe.

Reunir-se com a sua equipe, levando-se em consideração a produção individual de cada integrante da mesma. Selecione três empresas dentre as quais os integrantes do grupo colaboram e discutir as propostas dos passos 1 e 2 desta etapa.

São várias as formas em que as teorias referentes a economia e produtividade e demais fatores estudados, afetam os negócios das Empresas abaixo. Antes , um resgate sobre cada teoria e teórico apresentada no PLT.

 Adam Smith: defendia a livre inciativa, sem intervenção do Estado.

 Thomas Malthus- Acreditava que o excesso populacional era a causa dos males da sociedade, pois a população cresce em progressão geométrica e os alimentos crescem em progressão aritmética.

 David Ricardo : influenciou de modo sutil na análise clássica da questão: valor. Mostrou as interligações entre expansão econômica e distribuição de renda. Tratou dos problemas de comércio internacional e defendeu o liver-cambismo.

 John Stuart- Inseriu na economia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com