TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Tese: Sistemas Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  Tese  •  11.815 Palavras (48 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 48

Apresentação:

Nesta etapas temos como objetivos de concluirmos os aprendizado das etapas anteriores juntamente com as demais que está presente neste trabalho. Onde o objetivo maior e adquirir as habilidades de escolher tipos de sistemas operacionais para diversas estações tanto de trabalho como pessoais como os smartphones.

Atps - Sistemas Operacionais

Etapa 3 Passo 2

Muita gente confunde o Linux com o sistema operacional, mas não sabe que na verdade, o Linux nada mais é do que o kernel do sistema operacional. O kernel é o componente central da maioria dos sistemas operacionais e serve de ponte entre o sistema operacional (a parte que você vê na tela) e o hardware (as peças do computador).O Ubuntu, assim como o Mandriva, o Fedora, o CentOS e outros, são sistemas operacionais construído sobre a solidez do kernel do Linux, logo, Ubuntu não é Linux . em uma comparação simples é o coração do Ubuntu. Assim como o Ubuntu usa o kernel do Linux, há uma versão do Ubuntu com o kernel Solaris, que recebe o nome “Nexenta”, entretanto, neste livro vamos abordar o Ubuntu construído sobre o Linux. O Ubuntu é um sistema operacional colaborativo, mas o comando por trás do sucesso deste sistema está nas mãos de uma empresa: a Canonical, que tem sua sede na Ilha de Man, na África do Sul.Instalar o Ubuntu é por vezes mais fácil que instalar, por exemplo, o Windows XP ou outra versão, mas, diferentemente destes sistemas, não existe pirataria no software livre, exatamente pelo fato dele ser livre, mesmo que hajam softwaresPor ser livre e não existir pirataria, é perfeitamente aceitável você conseguir com um amigo uma cópia do sistema ou cedê-lo uma cópia do Ubuntu, disseminando assim a cultura Open Source.Se você possui conhecimento em programação, tem opções fantásticas à sua frente, como por exemplo, a opção de personalização do Ubuntu, modelando-o ao seu gosto.

Testando o Ubuntu antes de instalar

O Ubuntu é um sistema flexível e vem em formato live CD, e por ser live CD, é possível testá-lo antes de instalá-lo em seu HD simplesmente colocando o CD do Ubuntu na unidade de CD-ROM de seu computador ou Notebook e inicializando o sistema por ele. Por isso, tomei a liberdade de explicar alguns conceitos para quem está chegando no mundo do Ubuntu agora e ensinando os principais comandos para quem nunca usou um computador.

A área de trabalho, também chamada de “Desktop” é a primeira tela que você tem quando o computador está pronto para uso. Na área de trabalho podem ficar ícones, pastas e arquivos e é a parte da tela na qual podemos ver o “Papel de parede”, ou“Wallpaper”, no Ubuntu chamado de “Fundo de tela”.Confira a seguir os itens da área de trabalho:

1. Desktop

2. Ícones

3. Área de notificações

A área de notificações inclui:

Relógio: Apresenta a hora e a data atual.

Ícones: Programas que rodam em segundo plano, qualidade de recepção de sinal wi-fi e mensagens de e-mail são mostrados com pequenos ícones ao lado do relógio.

4. Botão para encerrar a sessão de uso/desligar/reiniciar.

5. Lixeira

6. Áreas de trabalho disponíveis

7. Barra de tarefas.

Notificador de mensagens: Fica junto com o nome de usuário e apresenta mudanças relativas ao estado do usuário em programas de mensagens instantâneas integrado ao ambiente de trabalho.

Botão desligar/reiniciar/encerrar sessão: Você pode desligar, reiniciar ou encerrar a sessão de uso atual do Ubuntu selecionando a opção desejada neste botão.

A barra de tarefas

A barra de tarefas fica localizada na parte inferior da tela. Ao ser minimizada através do botão central , na parte superior esquerda (no Ubuntu 10.04), a janela irá ser reduzida para a barra de tarefas.Para acionar novamente a janela, basta clicar com o mouse sobre a barra de tarefas e ela será restaurada ao tamanho inicial em sua tela.

A área de notificações do Ubuntu

O Ubuntu traz uma sofisticada área de notificação com aparência translúcida e atraente que irá aparecer quando você receber um novo e-mail, uma nova mensagem instantânea, quando houver atualizações para o sistema e quando você usar o botão de aumentar ou reduzir o volume de seu notebook.Na área de notificação do Ubuntu, localizado na barra superior do sistema também há o botão de e-mail, através do qual é possível acessar a sua caixa de entrada (será mostrado mais a frente como configurar a sua caixa de entrada de e-mails), acessar a lista de amigos disponíveis no mensageiro instantâneo, reiniciar ou desligar o Ubuntu.

O botão “Desligar”

O botão “Desligar”, localizado na barra superior do sistema, possui este ícone e através dele é possível, por exemplo, desligar o computador ou reiniciar o Ubuntu.

Ao selecionar a opção “Desligar”, o Ubuntu perguntará se você realmente deseja desligar o computador através deste aviso:Se você selecionar a opção “Reiniciar”, seu computador será desligado e novamente ligado em seguida.

Se selecionar a opção “Hibernar”, ele irá salvar o estado atual de todas as janelas e programas e irá colocar o computador em modo de economia de energia, o led indicador de ligado ficará piscando até que você pressione novamente o botão de ligar o computador, que imediatamente irá restaurar os programas ao estado em que estavam antes.

Diferentemente do Windows, no Ubuntu não temos um menu “Iniciar”. Os menus no Ubuntu são mais completos que levam você diretamente ao local aonde você quer chegar. O primeiro deles se chama “Aplicativos” e está dividido por categorias. Em Multimídia, por exemplo, é possível iniciar o programa que irá tocar suas músicas ou seu DVD.

Todo sistema operacional que se preze tem uma interface gráfica de usuário (também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.9 Kb)  
Continuar por mais 47 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com