TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de produção

Tese: Sistemas de produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Tese  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

Aula-tema 01: Sistemas de Produção

Aula-tema 02: Planejamento e Controle da Produção (PCP)

Aula-tema 03: Planejamento da Produção: Conceito, Fases e Plano de Produção

Aula-tema 04: Planejamento da Produção: Previsão de Vendas e Capacidade de Produção

Aula-tema 05: Planejamento da Produção: Elaboração do Plano de Produção

Resumo

Web Aula

Atividade Colaborativa

Questões para Acompanhamento da Aprendizagem

Aula-tema 06: Programação da Produção

Aula-tema 07: Controle da Produção

Aula-tema 08: Controle de Estoques

Planejamento e Controle da Produção

Resumo

Tamanho da Fonte:

-AA+A

Aula-tema 02: Planejamento e Controle da Produção (PCP)

As empresas, de modo geral, estão se reestruturando, reduzindo hierarquias, corrigindo distorções, adequando seus custos, vivenciando a qualidade de forma mais abrangente para se tornarem cada vez mais sustentáveis no mercado. Dentre as atividades de maior importância em uma organização está o planejamento. Todos os departamentos, sem exceção, passam pelo momento de planejar, seja para novas estratégias, ou inovação, ou implantação e, com isso, minimizam os erros e perdas que podem afetar os resultados, a produtividade e até a competitividade no mercado.

Nas indústrias, o departamento de PCP é o responsável por controlar e planejar a produção de modo a torná-la mais eficiente e eficaz. O PCP é projetado de acordo com o tipo de produção a ser empregada, portanto pode se moldado de acordo com a necessidade de cada indústria.

Em empresas de produção contínua ou de transformação, onde entra matéria-prima e sai produto acabado no final do ciclo, o PCP praticamente se transforma em PCM (Planejamento e Controle de Materiais), porque o ciclo é seriado: uma vez planejado, basta gerenciar as entradas de materiais para alimentá-lo.

Empresas que operam na produção sob encomenda precisam automatizar o planejamento de fabricação. Os sistemas MRP I e II, que estudaremos ainda nesta aula, são deficientes para atender este sistema de produção.

O PCP é conhecido por dois aspectos que balizam seu trabalho: a eficiência e a eficácia. Enquanto a eficiência permite que se resolvam problemas e se apliquem melhor os recursos, a eficácia preocupa-se com o objetivo a ser atingido, excedendo expectativas. Em PCP um termo é bastante comum: machine efficiency ou eficiência da máquina.

O cálculo é muito simples:

...

Baixar como  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »