TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas híbridos de produção

Artigo: Sistemas híbridos de produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Artigo  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMAS HÍBRIDOS DE PRODUÇÃO

Sistemas híbridos são sistemas de administração da produção que têm elementos de mais do que uma lógica básica trabalhando de forma integrada, de modo que cada lógica seja utilizada para oferecer soluções para aquelas subunidades para as quais melhor se encaixe.

RESUMO

Hoje em dia produtores e consumidores estão ligados uns aos outros por uma rede de comunicações que permite transações imediatas onde quer que estejam. Neste contexto, as empresas necessitam ser eficientes em preço, prazo e qualidade, pois caso contrário a concorrência tomará seu lugar. Estas empresas chegaram a uma produtividade tal que fica impossível a sobrevivência daquelas que não as acompanham em suas evoluções tecnológicas e administrativas. Para dar suporte teórico a todo este processo desenvolvimentista foi-se aprimorando, passo a passo, uma filosofia de produção apoiada no envolvimento total das pessoas, visando o melhoramento contínuo do processo de manufatura com garantia de qualidade, mediante a eliminação dos desperdícios e a simplicidade operacional, possibilitando a flexibilidade no atendimento das necessidades dos clientes. Historicamente conhecida como filosofia Just-In-Time de manufatura. Este artigo resume uma pesquisa elaborada junto à empresas nacionais, dentro desta visão, que teve por objetivo estudar e entender o relacionamento entre fornecedores e clientes no contexto da filosofia Just-In-Time de manufatura, verificando como funciona este relacionamento nestas empresas, que problemas e dificuldades elas estão encontrando para efetivar corretamente esta implantação, e, uma vez identificados os entraves, propor estratégias de atuação que facilitem a implementação da filosofia Just-In-Time entre as empresas brasileiras.

Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. O just in time é o principal pilar do Sistema Toyota de Produção ou produção enxuta.

Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exacto em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.

O conceito desse sistema está relacionado ao de produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo.

Nas fábricas onde está implementado o stock de matérias primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção. Para que isto seja possível, os fornecedores devem ser treinados, capacitados e conectados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequência desejada.

A redução do número de fornecedores para o mínimo possível é um dos fatores que mais contribui para alcançar os potenciais benefícios da política just in time. Esta redução, gera, porém, vulnerabilidade em eventuais problemas de fornecimento, já que fornecedores alternativos foram excluídos. A melhor maneira de prevenir esta situação é selecionar cuidadosamente os fornecedores e arranjar uma forma de proporcionar credibilidade dos mesmos de modo a assegurar a qualidade e confiabilidade do fornecimento (Cheng et. al., 1996, p. 106). Um dos casos em que esta redução trouxe resultados negativos foi depois do terremoto que devastou o Japão em março de 2011, quando muitas indústrias (inclusive as montadoras da Toyota) ficaram sem fornecimento de matérias-primas por meses, afetando também a produção em outras plantas ao redor do mundo.[1] Os grandes fornecedores da montadora também compravam suas matérias-primas de poucos pequenos fornecedores, o que contribuiu para que toda a cadeia de suprimentos ficasse concentrada na dependência de poucas fábricas, agravando ainda mais o problema neste episódio do Japão.[1]

where have you been As modernas fábricas de automóveis são construídas em condomínios industriais, onde os fornecedores just in time estão a poucos metros e fazem entregas de pequenos lotes na mesma frequência da produção da montadora, criando um fluxo contínuo.

O sistema de produção adapta-se mais facilmente às montadoras de produtos onde a demanda de peças é relativamente previsível e constante, sem grandes oscilações.

Uma das ferramentas que contribui para um melhor funcionamento do sistema Just in Time é o Kanban.[2]

JUST-IN-TIME

A aplicação de algumas técnicas na produção japonesa permitiu reduzir estoques, em todos os níveis, incrementar a capacidade disponível em grandes investimentos adicionais, diminuir tempos de fabricação, melhorar a produtividade e a qualidade dos produtos fabricados, etc. E uma destas técnicas foi o JIT- Just-In-Time que tem o objetivo de dispor da peça necessária, na quantidade necessária e no momento necessário, pois para lucrar necessita-se dispor do inventário para satisfazer as demandas imediatas da linha de produção.

OBJETIVOS DO JUST-IN-TIME

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com