TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Situação Conjuntural da Economia Brasileira

Por:   •  20/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Individual

Situação conjuntural da economia brasileira

Setembro /2016

[pic 2]


Elaborado por: Nicolas Costa Da Silva

Disciplina: Introdução à Economia

Turma: 17N

Tópicos desenvolvidos

  • A política fiscal – análise dos gastos do governo;
  • A política monetária – análise das condições monetárias em geral;
  • A política cambial – análise do balanço de pagamentos, do regime cambial e do movimento da taxa de câmbio.

Apresentação e objetivo

Neste trabalho será abordado as politicas econômicas e como elas se aplicam no nosso país. Políticas, Fiscal, monetária e de cambio. A descrição e a função de cada política e a aplicabilidade de tais politicas na nossa economia.


Política fiscal

A Política fiscal tem como principal objetivo controlar e dirigir todas as receitas e gastos do governo, sendo um superávit o resultado positivo, ou seja, arrecadação maior que as despesas, considerando o mesmo período e o inverso disso têm-se um déficit, resultado negativo decorrido de gastos maiores do que a arrecadação, a fim de regular a atividade econômica do país.

 

O país não vive um bom momento orçamentário, na verdade não sei se de fato já se passou por um momento bom, tendo em vista que a cada novo governo, a cada nova gestão é relatado um resultado orçamentário bem diferente do que o informado pelo governo anterior, ou seja, não se tem uma informação fidedigna.


A informação que temos hoje é que assumidamente o país está endividado e a previsão é que essa dívida seja sanada apenas em longo prazo, o que gera um cenário de incertezas para empresários, investidores e a própria população. Para empresários, a ruim expectativa do aumento dos tributos. Para os investidores o receio de investir em um país que não consiga rentabilizar seus investidores e para os consumidores os juros altos e inflações cada vez maiores o que os faz perder o poder de compra e o padrão de vida adequado.

Política monetária

A Política monetária é responsável por controlar a quantidade de circulação da moeda, com o objetivo de controlar a inflação. Pode-se ter este controle através de três ferramentas:

  • Restritiva para diminuir o dinheiro em circulação visando controlar o aumento dos preços;
  • Estável que também tem o objetivo de controlar o aumento dos preços e desaquecer a economia, e;
  • Expansionista que visa aumentar o dinheiro em circulação e aquecer a economia.

Podemos dizer que hoje a política monetária adotou o modelo restritivo, para poder controlar o aumento contínuo e generalizado dos preços, que de certa forma funcionou em alguns setores, mas que em outros de nada serviu. Como por exemplo, a agricultura que sofreu muito com a estiagem e com isso a produção caiu e o preço aumentou sem que o governo pudesse interferir diretamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (170 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com