TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socialismo e suas bases aplicáveis

Por:   •  6/4/2022  •  Dissertação  •  4.586 Palavras (19 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 19

X TESES SOBRE O SOCIAL ISMO*

Marcos Barbosa de Oliveira1

Tese I – O socialismo no Brasil de hoje subsiste na estranha forma de um morto- vivo. Urge reanimá-lo.

Vivo porque continua a ser levantado como bandeira pelas tendências mais conseqüentes da esquerda. Morto porque perdeu a definição, já não se sabe mais em que consiste o socialismo, nem se enfrenta a questão: não se discute prá valer o que significa ser socialista hoje. Para ficar com apenas um exemplo, o novo partido em formação, o P-SOL, colocou o socialismo já no nome – Partido Socialismo e Liberdade – mas em seu programa (aprovado no Encontro Nacional de 5 e 6 de junho de 2004) o que mais se aproxima de uma definição é a passagem em que se afirma que “o socialismo é indissociável da democracia e da liberdade, da mais ampla liberdade de expressão e organização, da rejeição aos modelos de partido único”, e que “a luta pelo socialismo é também a luta contra todas as opressões, injustiças e barbáries cotidianas”.

Dizem alguns que a ausência de debate sobre a questão do socialismo não é uma falha, mas uma tática necessária, já que a questão seria divisiva: dificilmente se chegaria a um consenso de modo que o debate iria contribuir não para a união, mas para a divisão das esquerdas.

Mas sem um mínimo de precisão sobre seu significado, como poderá o socialismo funcionar efetivamente como bandeira, como princípio norteador da luta anticapitalista? Parece não haver escapatória: se o que se almeja é um socialismo revigorado, plenamente vivo, então mais cedo ou mais tarde a questão de seu conceito tem de ser encarada. Quanto mais cedo, melhor; talvez a hora já tenha chegado.

Tese I I – Uma concepção viável de socialismo deve ter em relação ao socialismo clássico um elemento de continuidade e um elemento de ruptura.

O colapso do sistema comunista de 1989-91 teve um impacto profundo no pensamento socialista. Depois de um período de perplexidade, começaram a ser propostas novas concepções de socialismo, que atribuem o fracasso do socialismo real

[pic 1]

* Uma primeira versão deste texto (com o título “XII teses sobre o socialismo”) foi escrita para ser apresentada no V Fórum Social Mundial (Porto Alegre, janeiro de 2005).

  1. Professor Associado, Faculdade de Educação / Universidade de São Paulo.

não apenas a contingências históricas, mas pelo menos em parte a deficiências no socialismo clássico – entendido como o ideário inspirador do socialismo real.2 As novas concepções se colocam como modo de superar os erros do socialismo clássico, e têm com este elementos de continuidade e elementos de ruptura. A concepção esboçada aqui filia-se a esta linha de pensamento.

Tese I I I – A nova concepção de socialismo pode ser chamada neo-socialismo.

O que se propõe A questão do nome ao mesmo tempo é e não é importante. É importante porque dela depende o apelo ideológico da concepção, assim como o design de uma bandeira ou a forma lingüística de uma palavra de ordem afetam seus poderes de gerar seguidores. Não é importante porque é relativamente destacável da concepção: se o nome não é bom, encontra-se algum melhor.

Tese IV – Elemento de continuidade: tanto o neo-socialismo quanto o socialismo clássico são programas para a desmercantilização de tudo (W allerstein); elemento de ruptura: eles diferem quanto ao processo que realiza a desmercantilização.

De que o socialismo clássico foi um programa para a desmercantilização de tudo não há dúvida. Mercantilizar um bem é fazê-lo funcionar como uma mercadoria, e a mercadoria está no cerne da análise marxista do capitalismo, de tal forma que o socialismo, como superação do capitalismo, deve consistir na negação da mercadoria, ou seja, na desmercantilização de tudo.

Agora quanto ao processo. Questionando a estratégia desenvolvida pela esquerda no séc. 19 e início do séc. 20, Wallerstein a caracteriza como estratégia dos dois passos: “primeiro obtém-se o poder estatal, depois transforma-se o mundo”3. A transformação do mundo aí implícita tem como peça-chave a desmercantilização de tudo. E neste ponto entra o binômio socialização dos meios de produção + planejamento central. A propriedade dos meios de produção confere ao capitalista o poder de tomar as decisões na sua empresa, e de se apropriar do excedente na forma de lucro, cuja maximização é o objetivo primordial – e é isso que caracteriza a produção de mercadorias. Parece então evidente que para negar a mercadoria é necessário desapropriar os capitalistas – e para desapropriar os capitalistas é necessário conquistar

[pic 2]

  1. Para ficar com apenas dois exemplos, cf. P. Singer, Uma utopia militante: repensando o socialismo (Petrópolis, Vozes, 1998) e I. Wallerstein, “Uma política de esquerda para o século XX? ou teoria e prática novamente”, (in I. Loureiro, J.C. Leite, e M.E. Cevasco (orgs.), O espírito de Porto Alegre (São Paulo, Paz e Terra, 2002)).
  2. Wallerstein, op. cit., p. 27.

o poder de estado. Mas a abolição da mercadoria traz consigo a abolição do mercado. O mercado – quaisquer que sejam seus defeitos – funciona como um mecanismo regulador da economia, sua abolição exige um substituto, e esse substituto é o planejamento central. Da perspectiva do neo-socialismo, convém conceber a estratégia clássica da esquerda como envolvendo em vez de dois, três passos: primeiro obtém-se o poder estatal, depois socializam-se os meios de produção, e em seguida se instaura um sistema de planejamento central.

A estratégia dos três passos foi o erro do socialismo clássico, uma vez que, como muitas análises mostram, a ela se devem, no plano teórico, as duas grandes falhas do socialismo real: o caráter autoritário do regime, e a ineficiência do planejamento central como instância reguladora das atividades econômicas.

Entre os questionamentos de cada passo, o que tem estado mais em evidência nos últimos tempos é o do primeiro, à luz não só do caráter autoritário do socialismo real, mas também da experiência histórica dos partidos de esquerda que chegaram ao poder por via eleitoral, e mudaram de rumo – da qual o governo Lula é o caso mais recente, e mais doloroso para os socialistas brasileiros. Uma dos sintomas da atualidade da questão é a repercussão que está tendo o livro de John Holloway, Mudar o mundo sem tomar o poder4.A crítica da tomada do poder como estratégia vem associada a uma série de outras tendências: aumento da importância atribuída aos movimentos sociais como agentes de transformação social, em detrimento dos partidos; a ênfase nas virtudes da auto-gestão e da auto-organização; a preferência por formas de organização em rede, em vez de hierárquicas, etc. Uma oposição muito freqüente neste contexto é a contida nas expressões “de cima para baixo” e “de baixo para cima”. “De baixo para cima” será usado a seguir com um significado amplo, que incorpora como conotações todas essas tendências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)   pdf (137 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com