TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sucos Fazenda São Pedro

Projeto de pesquisa: Sucos Fazenda São Pedro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.606 Palavras (7 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................4

2. DESENVOLVIMENTO.....................................................................................5

2.1. A Empresa Sucos Fazenda São Pedro...........................................5

2.2. Ética, Política e Sociedade..............................................................5

2.3. Modelo de Gestão............................................................................6

2.4. Economia..........................................................................................7

2.5. Gestão de Pessoas..........................................................................8

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................9

4. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................10

1 – INTRODUÇÃO

O crescimento e o desenvolvimento econômico mundial foi marcado pela presença de empresas familiares de todos os tipos e, ainda hoje, grande parte das empresas no mundo tem sua origem como negócio familiar (GERSICK et al., 1997; LETHBRIDGE, 1997).

Apesar de grande parte dessas empresas estar sujeita às ameaças externas provenientes de mudanças nos padrões de concorrência dos mercados em que atuam e nos regimes econômicos que as cercam, é inegável que a empresa familiar tradicional se defronta com uma problemática própria à instituição que tem implicações para sua sobrevivência, envolvendo questões como sucessão, gestão profissional e abertura de capital.

A Empresa Sucos Fazenda São Pedro é uma empresa familiar fundada e movida por compromissos não só empresariais como também familiares, que se dedica à venda de sucos de laranja prontos para beber na região de Sertãozinho SP. Os proprietários José e Joao precisarão tomar umadifícil decisão que impactará no futuro da empresa, continuar fornecendo sucos apenas em sua região ou expandir o mercado para a grande São Paulo.

Na busca do crescimento e consequentemente novos mercados pela Empresa Sucos Fazenda São Pedro, seus proprietários deverão utilizar as ferramentas: ética, política e sociedade, o modelo de gestão, a economia e a gestão de pessoas que compõem as disciplinas cursadas no atual período do curso e são de suma importância para o entendimento dos processos empresariais.

2 – DESENVOLVIMENTO

2.1. A Empresa Sucos Fazenda São Pedro

A Fazenda São Pedro, é uma empresa familiar, que se encontra no município de Sertãozinho no Estado de São Paulo, possui extensão territorial de 1.936 hectares e ganha posição de destaque na região por produzir seu principal produto: o suco de laranja pronto para beber.

Os proprietários da Fazenda, José e João, precisam tomar uma importante e difícil decisão, que implicará no futuro da fazenda, continuar fornecendo sucos apenas em sua região ou expandir o mercado para a grande São Paulo.

2.2. Ética, Política e Sociedade

Os valores de uma empresa devem ser à base de sua administração onde cada ação da organização deve ser confrontada com os princípios determinados para garantir a relação entre a empresa e clientes.

O comportamento ético é de suma importância no momento em que o mundo passa por grandes mudanças. As empresas se reformam e se transformam para sobreviver a essas mudanças e atender melhor seu consumidor. Assim, hoje, para um sucesso continuado, o desafio maior das empresas é ter uma ética interna que oriente suas decisões e permeie as relações entre as pessoas que delas participam e, ao mesmo tempo, um comportamento ético inequivocadamente reconhecido pela comunidade.

Se a empresa, como espaço social, produz e reproduz esses valores, ela se torna importante em qualquer processo de mudança de perspectiva das pessoas; tanto das que nela convivem e participam quanto daquelas com as quais essas pessoas se relacionam. Assim, quanto mais empresas tenham preocupações éticas mais a sociedade na qual essas empresas estejam inseridas tenderão a melhorar no sentido de constituir um espaço agradável onde as pessoas vivam realizadas, seguras e felizes.

Analisando os princípios fundamentais da ética, política e sociedade no contexto da Fazenda São Pedro, Cohen (2003), nos mostra que condutas éticas devem ser seguidas pelas empresas como:

• Não divulgar propaganda enganosa: É preciso banir o péssimo hábito de fisgar o consumidor com a mentira ou meia verdade sobre produto ou serviço.

• Não fazer espionagem industrial: Procurar descobrir o que o concorrente está fazendo, com emprego de táticas desonestas, ainda é considerado “natural”, sobretudo em áreas muito competitivas, como automobilística e informática.

• Não assediar sexualmente: Uma cantada pode não ser nada mais que uma cantada, mas o uso do poder como forma de sedução e coerção sexual é crime e deve ser denunciado.

• Não apadrinhar: A contratação ou promoção de um funcionário deve se dar com base na competência profissional e no mérito. Quando falam mais alto relações amorosas, de parentesco ou politicagem, todos perdem.

• Tratar os funcionários com respeito: No local de trabalho devem imperar relações saudáveis, em que não prevaleça o medo de perder emprego e o estimulo à competição selvagem.

• Honrar cliente e fornecedor: Entregar mercadorias na data marcada, fornecer serviços de qualidade e prestar bom atendimento ao cliente, além de cumprir compromissos com fornecedores, são hoje exigências das quais a empresa não pode fugir.

• Não subornar: Nas relações do setor privado com o setor publico, o suborno tem sido uma das praticas mais em evidência, seja para vender licitação de obras, livrar-se de multas ou obter vantagem em negociação.

• Não poluir: É crescente a rejeição às firmas que poluem rios e mares, liberam gases poluentes, jogam lixo em local impróprio, abusam de recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com