TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese de treinamento adquirido em comunicação comercial, aplicação de matemática na tomada de decisões pela Albatroz Tecidos

Relatório de pesquisa: Síntese de treinamento adquirido em comunicação comercial, aplicação de matemática na tomada de decisões pela Albatroz Tecidos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  3.755 Palavras (16 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

Este trabalho é a síntese significativa da aprendizagem adquirida sobre a comunicação empresarial, a aplicação da matemática na tomada de decisão de como é necessário verificar sobre a economia local e mundial para uma boa gestão empresarial. É uma exigência do processo avaliativo do Curso Superior de Tecnologia de Recursos Humanos e tem como objetivo exercitar os acadêmicos na capacidade de síntese e comunicação escrita da aprendizagem, mostrar os desafios enfrentados e as dificuldades superadas para ampliar conhecimentos, assim como a apreensão de novos valores.

Dessa forma, este estudo pretende apresentar pontos relevantes sobre a Rede Albatroz, empresa escolhida, para explicitar os conhecimentos e colocá-los em prática. A empresa trabalha no ramo de roupas para casa, vestuário infantil, adulto e juvenil, além de tecidos. Está atuante no mercado a mais de 15 anos, possuindo filiais em todo norte de Minas Gerais e Bahia, geando uma média de 700 empregos diretos.

Para melhor entendimento, este trabalho encontra-se dividido em: introdução, onde se faz uma explanação geral do assunto, apresenta-se a empresa e seus meios de administração; desenvolvimento, onde se apresenta os conteúdos contemplados neste trabalho de acordo com a solicitação do curso e considerações finais, onde se coloca as conclusões obtidas com o trabalho, analisando a empresa de forma geral.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Descrição geral da empresa

A razão social da Albatroz Tecidos é, Rede Albatroz Tecidos e Confecções. Esta empresa foi constituída há mais de 15 anos, tendo sua sede na cidade de Montes Claros/ MG. Tem como natureza jurídica a forma de Sociedade Ltda

A empresa foi constituída por dois sócios, irmãos. Nesta fase o administrador apenas era responsável pela empresa em geral, tendo como obrigação zelar pelo bom funcionamento da empresa, contratar funcionários, cuidar da parte contábil e fazer a divulgação dos produtos da loja. Era também responsável pelo bom andamento do serviço e de repassar aos funcionários a arte de vender bem.

A Rede Albatroz atua no ramo de vendas de tecidos, enxovais e vestuário. É uma sociedade limitada, composta de dois sócios. Todo efetivo administrativo da empresa pertence a mesma família. Apresenta porte médio e tem atuação no Norte de minas e Bahia. Sua filiais estão localizadas em: Bocaiúva – MG; Curvelo – MG; Jaíba – MG; Janaúba – MG; Januária – MG; Montes Claros – MG (MATRIZ); Montes Claros – MG; Montes Claros – MG; Montes Claros – MG; Montes Claros – MG; Pirapora – MG; São Francisco – MG; Sete Lagoas – MG; Taiobeiras – MG; Teófilo Otoni – MG; Três Marias – MG; Várzea da Palma- MG; Barreiras – BA; Camacã – BA; Gandu – BA; Ilhéus – BA; Ilhéus – BA; Itabuna – BA; Itabuna – BA; Ipiau – BA; Jaguaquara – BA; Jequié – BA; Jequié – BA; Porções – BA.

A Rede Albatroz possui em média mais de 700 colaboradores diretos em suas lojas localizadas no Norte de Minas e Bahia. Trabalha principalmente com tecidos, vendidos a metro, roupas infantis, juvenis e adultos, enxovais para casa compostos de roupa de cama, mesa e banho, além de cortinas e bichos de pelúcia. A rede trabalha com as melhores marcas do mercado como a Carsten, Hering, Lilica Repilica, dentre outros de destaque no mercado nacional. São produtos da mais alta qualidade, produzidos pelas maiores empresas.

A loja atende a todos os tipos de público de todas as faixas sociais, tendo como concorrentes outras lojas do ramo, mas se destaca pela diferenciação da loja, com ambiente bem estruturado, facilidades de pagamento e promoções diárias.

2- Comunicação empresarial: Dados relevantes

Estamos vivendo em uma nova sociedade – a sociedade da informação – “uma nova era onde a informação flui a velocidades e em quantidades há apenas poucos anos inimagináveis, assumindo valores sociais e econômicos fundamentais” (PROGRAMA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO, 2000). Nessa sociedade, a informação e o uso da tecnologia, além da capacidade de inovar e criar, são fundamentais (RODRIGUEZ, 2002).

O’Brien (2001) afirma que a intranet se tornará o veiculo principal para a divulgação de noticias sobre os funcionários e a empresa e a principal fonte de informações desta. A intranet de uma empresa pode também ser acessada por intranets de clientes, de fornecedores e de outros parceiros comerciais por meio de conexão extranet.

É de grande importância a boa comunicação, tanto a escrita quanto na oralidade. Para que o trabalho de qualquer empresa dê bons resultados, se faz necessário a boa comunicação entre os departamentos. A comunicação escrita é importante, pois dessa forma não há como negar, tudo se torna inquestionável se devidamente registrado. A Rede Albatroz utiliza alguns modos de operação na comunicação da empresa. Dentre eles se encontram: relatórios, atas e cartas comerciais; além de utilizar o sistema de informações computacional para se comunicar internamente (colaboradores entre si) e externamente (clientes, fornecedores e etc), memorando, ofício e requerimento.

Os relatórios são utilizados em todos os setores da empresa. Este é realizado a cada três meses com a finalidade de saber qual o lucro líquido, a margem de contribuição atual, quanto o custo representou do faturamento, quais foram as despesas físicas e por fim os resultados de cada mês. Tem também por finalidade verificar a produtividade mensal dos funcionários como meio de avaliação do mesmo, peça fundamental na promoção e na premiação empregada pela empresa.

A ata tem por finalidade documentar a cerca de qualquer evento oriundo desta empresa. Tem como finalidade documentar os acordos feitos entre gerencia e funcionários, reuniões diversas e visitas dos membros da organização à unidade em questão.

O memorando é o meio de comunicação utilizado entre os setores da empresa, é exclusivamente interno, utilizado para solicitar, expor projetos, expor idéias etc. na empresa, o memorando não é muito utilizado, devido às novas formas de comunicação, principalmente a digital. Este tipo de comunicação é mais utilizado na sede da empresa.

Comunicação externa: utilizada para dialogar com a sociedade, dar satisfações de seus atos e conhecer expectativas, auxilia a construir e solidificar a sua imagem empresarial. A empresa em questão adota diversas formas de comunicação externa como propagandas em rádios locais, carros de anúncios, distribuição de panfletos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com