TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TABOÃO DA SERRA

Tese: TABOÃO DA SERRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  Tese  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANHANGUERA

DE

TABOÃO DA SERRA

Questionário

1) Por que estudar ética?

R: Do ponto de vista de Gutiérrez, são vários os fatores que levam à emergência de preocupações éticas na sociedade: uma reação diante de uma crise moral, a necessidade espontânea e natural de uma maior humanização, os perigos de uma degradação, o fato de que a internacionalização e a globalização significam também integração dos diversos sistemas culturais _ e a grande mudança em termos culturais nas organizações __, além de intensa alteração nos valores pessoais.

2) Ética nas relações empresariais.

R: Mello expõe que existe uma preocupação cada vez maior quanto à ética nas relações empresariais. Tal preocupação materializa-se na mobilização da população contra falências fraudulentas, escândalos financeiros e políticos, bem como na oposição a posturas antiéticas defendidas por empresas que visam, acima de tudo e fundamentalmente, ao lucro imediato.

3) Conceitos da ética.

R: Segundo Wyley (1997) define conceito de ética como obrigação moral, responsabilidade e justiça social que refletem a natureza ou o caráter do indivíduo e das empresas, uma vez que estas são formadas por um conjunto de indivíduos.

4) A ética no contexto organizacional.

R: Martins afirma que, no Brasil, sente-se um renascer das preocupações quanto à ética nos negócios. Segundo Gutiérrez, existem, no contexto organizacional, seis aspectos que justificam o surgimento dessas preocupações, por parte das empresas, no que se refere à sua gestão:

Mais exigências de responsabilidade social e econômica para empresários e gerentes das organizações.

Grande desconhecimento, por parte do quadro gerencial das organizações, das características básicas dos seres humanos.

Mais consciência de que os aumentos de produtividade estão condicionados à elevação da qualidade de vida organizacional.

Rentabilidade da questão ética, uma vez que traz as preocupações vitais à cultura organizacional.

O surgimento de vantagens competitivas relaciona-se com o desenvolvimento de habilidades internas nas organizações.

Incoerências entre os valores do ambiente e aqueles comunicados pela cultura organizacional.

5) A preocupação ética no Brasil.

R: No Brasil sente-se um renascer quanto á ética nos negócios. O interesse crescente pelo tema da ética nos negócios empresariais é explicado pelo comportamento antiético entre jovens executivos. Um fator agravante é o exemplo negativo de alguns empresários, que admitem que as concessões morais se transformem em símbolo de status no meio empresarial.

6) A ética nos negócios.

R: A ética dos negócios ou ética empresarial pode ser definida como o comportamento da empresa, quando age de acordo com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade (regras éticas).

7) Comitê da ética/conselho de ética/código de ética.

R: Muitas empresas formam comitês de ética, que são grupos de executivos cuja função é fiscalizar a conduta ética empresarial, por meio de regras estabelecidas ,em alguns aspectos,consideradas questionáveis,bem como examinar questões que envolvam a violação da disciplina.No cenário corporativo atual e recente,grandes empresas introduzem códigos de ética e de conselhos para tratar desse assunto.

8) Ética nas relações financeiras.

R: No momento muitos profissionais parecem despertar para ética em finanças. Porém no dia a dia, se as transações financeiras não estiverem apoiadas em determinadas regras e comportamentos morais, o mercado se ressentirá- e a impressão de oportunismo poderá comprometer negativamente os investimentos de muitos cidadãos, bem como os de empresas e de instituições financeiras.

9) Conduta ética nas negociações.

R: Em um processo de negociação, é necessário estabelecer um relacionamento duradouro entre os agentes envolvidos, por meio da credibilidade, confiança e honestidade nos negócios. Dessa forma,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com