TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taxa de retorno

Tese: Taxa de retorno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  Tese  •  2.210 Palavras (9 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 9

Abordagens de avaliação de projetos

Taxa de retorno

Nesse método de avaliação, uma medida do aumento no lucro, depois de depreciado, é feita para cada ano, e o total é comparado com o montante de capital necessário para o projeto. O LUCRO PASSA A SER EXPRESSO COMO UMA TAXA DE RETORNO. Entretanto, se o padrão de ganhos é diferente para vários projetos, ou se os projetos continuarem, por diferentes períodos, o critério da taxa de retorno não pode ser usado efetivamente. Não foi considerada a preferência temporal por dinheiro, nem os valores residuais dos projetos.

Período de pagamento

Este método é similar ao da taxa de retorno sendo que o critério para a comparação é o tempo necessário para se recuperar o capital investido. O método assume que um pequeno período de pagamento é preferível. Entretanto, existem situações onde m projeto alternativo pode produzir maiores lucros, mas, por ter um período de pagamento mais longo, não será selecionado, Também não considera o valor residual dos projetos.

Critério da Taxa interna de retorno

A taxa interna de retorno é a taxa de desconto, que torna o valor presente o custo igual ao valor de presentes dos benefícios brutos adicionais. Isto PE, TIR é a taxa (i) que torna V=C. É necessário, usualmente, usar um método interativo para determina a TIR acima do custo de oportunidade o capital, então, o projeto é factível. OSs projetos podem também ser ordenados segundo suas taxas de retorno.

Uso de critérios

VPL mede o valor absoluto de um investimento particular e, portanto, dá uma indicação do acréscimo de lucro. Ele não mede a taxa de retorno, de modo que, se dois projetos têm o mesmo VPL, um pode ter taxa de retomo mais alta porque necessita menos capital. Entretanto, se dois projetos têm a mesma necessidade de capital, então, a comparação pode ser feita na base do VPL.

VPL mede o valor absoluto de um investimento particular e portanto, dá uma indicação do acréscimo de lucro. Ele não mede a taxa de retorno, de modo que, se dois projetos têm o mesmo VPL, um pode ter taxa de retomo mais alta porque necessita menos capital. Entretanto, se dois projetos têm a mesma necessidade de capital, então, a comparação pode ser feita na base do VPL.

Razão beneficia-custo e TIR medem a taxa de retorno obtida,mas não dão uma medida do lucro absoluto.Entretanto, o uso de tais critérios pode levar as decisões de investimento incorretos, do IR podem excluir a geração de mas riqueza pela eliminação de projetos maiores ponto de vista de pequena escala: projetos de alta TIR podem excluir a geração e mais riqueza pela eliminação de projetos maiores.

O presente trabalho abordou os principais métodos de avaliação de investimentos, compreendendo seus conceitos metodológicos e suas aplicações como ferramenta par auxílio na tomada de decisões dentro do contexto organizacional. Buscou-se compreender a relevância de cada método, além de sua utilização em conjunto, enfocando os principais conceitos envolvidos no processo decisório de investimento em longo prazo. Os métodos apresentados foram aplicados em um projeto do setor elétrico onde foi realizado um estudo de caso, para a avaliação de um investimento na área de geração e energia a partir da repotenciação de uma pequena central hidrelétrica. Com base nos resultados obtidos, foram subsidiadas informações relevantes para análise de viabilidade econômico-financeira do projeto, fator essencial para decisão de investimento no mesmo.

Na literatura estudada não há menção de prazos específicos de payback, pois este é bastante subjetivo e leva em consideração a disposição dos proprietários em relação ao prazo que pretendem alcançar a recuperação do capital investido. No caso do projeto abordado, não foram subsidiadas informações referentes ao prazo de retorno limite, o que indica que tal critério será utilizado apenas como complemento aos demais. Caso o projeto de investimento concorresse com outro, este método poderia ser utilizado para a definição entre estes sendo escolhido o projeto com menor prazo de retorno.

Encerrando a análise, utilizou-se o método da TIR, que é a taxa de desconto que iguala as entradas e as saídas de caixa, devendo a mesma ser comparada a TMA estipulada pelos proprietários. Para tanto, forma utilizados os saldos constantes na linha Fluxo de Caixa Livre, para o cálculo d TIR do projeto.

-------------------------------------------------

Cálculos do Payback (retorno)

Investimento Inicial = 260.000,00

No 1º ano=102.000,00

No 2º ano= 102.000.00

No 3ºano= 102.000,00

No 4º ano=102.000,00

No 5º ano= 102.000,00

Obs: Período de retorno 2 anos e 7 meses (Payback)

Obs:Mas leva em conta o valor de dinheiro no tempo.

Cálculos do VPL

VPL= Valor presente liquido

TMA= Taxa mínima e atrativiadade 10% ao ano.

TMA= 10% ao ano

Investimento inicial= 260.000,00

Do 1º ano o 5 ano = 102.000,00 cada ao ano

F FIN

260.000,00 CHS g CFO

102.000,00 g CFJ S G NJ

10i

F NPV+ 126660,25

Obs: o projeto está superando perspectiva.

-------------------------------------------------

Calculando a TIR do Projeto

TIR= Taxa Interna do Retorno

F. FIN

260.000,00 CHS G CFO

102.000,00FJ S G NJ

F IRR= 27,66% AO ANO

Interpretação do resultado: embora seja valores fictícios 27,66% ao ano equivale a aplicar 260.000,00 em renda fixa por cinco anos.

OBS: Uma vez que a TIR estimada em 27,66% ao ano e a TMA 10% ao ano aceita o projeto.

OBS:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com