TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Temas e propostas sociais da Cepal para o Brasil

Artigo: Temas e propostas sociais da Cepal para o Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Artigo  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 3

Temas e propostas sociais da Cepal para o Brasil

A Cepal é uma das cinco comissões econômicas regionais das Nações Unidas (ONU). Foi criada para monitorar as políticas direcionadas a promoção do desenvolvimento econômico da região latino-americana, assessorar as ações encaminhadas para sua promoção e contribuir para reforçar as relações econômicas dos países da área, tanto entre si como as demais nações, além disso, incorporou-se o objetivo de promover o desenvolvimento social e sustentável.

Vejamos algumas propostas e temas da Cepal para o Brasil:

*Inovação tecnológica na indústria brasileira no passado recente.

O objetivo é fazer uma revisão sobre inovação e desenvolvimento a partir da década de 90, com isso determinar as características e desempenho das empresas atuantes no Brasil a respeito disso. Após longos estudos, verifica-se que o Brasil está em disparidade, se comparado em nível internacional. Ocorre que durante os anos que se passam o padrão não vem sofrendo nenhuma modificação, não se inova, ficando para trás em questão de modernidade. Mas a um interesse de novas gerações de pesquisadores pelo assunto.

*Saúde no Brasil: Algumas questões sobre o Sistema Único de Saúde.

Há uma grande discussão sobre a saúde da população brasileira nos últimos anos e as inovações trazidas pela constituição de 1998 para o campo da saúde e o papel do estado na área. Um ponto fundamental para aumentar a efetividade do SUS é a reorientação do seu modelo de atenção para melhor respondeu as novas exigências decorrentes de quadro epidemiológico, com o predomínio das doenças crônicas não transmissíveis e a necessidade de garantir de forma eficiente à integralidade da ação. O desafio é obter a aprovação do congresso, dando condições de um acompanhamento mais efetivo e transparente do comprometimento dos recursos públicos para o SUS e para a definição de critérios para as transferências nacionais.

* O Brasil e seus vizinhos na América do Sul.

A História mostra que a proximidade geográfica entre países pode ajudar a promover aproximações econômicas negociadas. Foi o que aconteceu com a assinatura do tratado de Montevidéu em 1960, que criou a ALALC. Aproximando o Brasil, Argentina e Chile. Apesar do interesse desta aproximação, os governantes se depararam com diversas barreiras como carência de infraestrutura, mudanças frequentes de governos, diferenças de idiomas, entre outras.

* O Comércio na América do Sul e oportunidades para o Brasil

Mapeamento das relações comerciais da América do Sul para identificar oportunidades para o Brasil, buscando aumentar o intercambio, ampliando as importações brasileiras provenientes da América.

A identificação de gargalos, sobretudo de infraestrutura e de transportes, é fundamental para o aumento deste intercambio. A tarefa não é simples, mas um comércio mais equilibrado é o único caminho para uma maior integração da Região.

*Atrasos e turbulências na Educação Brasileira

Em relação à educação no Brasil, infelizmente vem sofrendo cada vez mais uma deficiência, em relação ao conteúdo dos estudos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com