TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria dos Sistemas

Seminário: Teoria dos Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Seminário  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria dos Sistemas

No estudo de uma organização, uma ferramenta tem se mostrado de importância relevante: é a teoria geral dos sistemas. A questão que se coloca inicialmente é o que é um sistema?

Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com um determinado objetivo e efetuam determinada função (OLIVEIRA, 2002: 35).

Esquematicamente se representa um sistema como está na figura abaixo, onde:

- entradas (ou inputs) são as energias recebidas do ambiente externo pelas empresas. São as matérias-primas adquiridas dos fornecedores; a mão-de-obra contratada; os recursos financeiros.

- processo de transformação – é a própria empresa onde há toda a transformação dos insumos em produtos ou serviços.

- saídas (ou outputs) – são os produtos ou serviços resultados do processo de transformação. Devem ser, portanto, coerentes com os objetivos da organização e guardar proporção com as entradas.

- controle e avaliação – são os mecanismos de avaliação dos produtos ou serviços sob o ponto de vista da qualidade e da proporcionalidade com relação aos objetivos da empresa. Um produto pode estar de acordo com os requisitos de qualidade, mas não viável; pode também ser um ótimo produto ou serviço, mas não representar o desejo do cliente.

- retroalimentação (ou realimentação ou feedback) – é a reintrodução das informações ou energias que correspondem aos objetivos organizacionais. O controle e a avaliação representam o link que vai permitir a condução do sistema, da realimentação do processo de transformação. Um controle e a avaliação junto com uma retroalimentação dinâmica permitirão a correção do rumo do processo de transformação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com