TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipo de sistema de produção da Metalógica

Artigo: Tipo de sistema de produção da Metalógica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Artigo  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

Tipo de sistema de produção da Metalógica

A Metalógica, em função do fluxo de produto é caracterizada pela produção por encomenda, segundo Martins e Laugeni (1998), corresponde a fabricação de produtos adaptados as especificações do cliente, onde este define o seu próprio projeto que devem ser seguidos durante a fabricação do produto e tem como fator determinante o prazo de entrega destes produtos.

O sistema de produção da empresa é constituído pelos seguintes elementos que são: função, insumos, sequenciação, meio ambiente, e produtos, sendo descritos da seguinte forma:

a) Função

- Área de vendas: recebe o pedido, analisa os custos e estabelece os prazos de entrega;

- Área de PCP: estabelece o planejamento do pedido desde a definição das matérias-prima, o cálculo das necessidades de materiais a programação das máquinas, o seqüenciamento das atividades até a liberação das ordens.

- Almoxarifado: cuida da gestão dos materiais, o planejamento das compras de matérias-prima, o armazenamento e o controle.

- Área de Compras: identifica os potenciais fornecedores da matéria-prima, avalia as condições financeiras, negocia os prazos de entrega de cada fornecedor e inspeciona a qualidade da matéria-prima requisitada.

- Área de produção: acompanha as operações de produção, inspeciona os processos e os produtos em relação ao estabelecido no planejamento. Tendo em conta as visões de, Martins e Laugeni (1998); Erdmann (2000); Slack, Chambers e Johnston (2002), se pode afirmar que, a função produção desempenha o papel central dentro da organização, pois, produz bens ou serviços que representam a razão da sua existência. Porém, depende das outras áreas da organização para que suas metas sejam alcançadas, com qualidade, rapidez e baixo custo de produção.

- Área de montagem e expedição: cuida da montagem dos componentes fabricados e sua expedição, conforme a solicitação do cliente. Além disso, cuida da transportação e entrega do produto.

- Outras Áreas: administração/financeira, comercial, recursos humanos, fiscalização, tecnologia de informação, porém, não serão descritas neste artigo.

b) Insumos

- Matéria- prima: as principais matérias- prima da Metalógica são, chapas (1020), chapas inox, chapas de alumínio, chapas galvanizadas, latas de tinta pó, parafusos, rebites, pinos capacitivos, dentre outras.

- Mão-de-obra: profissionais qualificados e treinados para atender os diversos tipos de pedidos.

- Capital e informações: o capital representa a relação entre o orçamento para cada pedido e o fundo pecuniário existente. Informações correspondem às questões como: novas tecnologias de processos (em corte, dobra, solda, etc.), concorrentes, regulamentações, políticas ambientais, fatores econômicos, dentre outros.

c) Produto: a empresa não possui produtos próprios, sendo assim, os principais produtos encomendados pelos clientes são gabinetes metálicos, racks, painéis elétricos e vários outros conjuntos mecânicos.

Portanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com