TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Economia

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 4
  1. A inflação é um mal temido por todos os países por afetar vários setores da economia. Como este fenômeno pode prejudicar as finanças públicas, a balança comercial e a credibilidade internacional do país?

Finanças Públicas: Prejudica de forma grave, com o aumento da inflação a economia tem um regresso significante e o país sofre com incertezas futuras, sem investimentos para cobrir gastos, o país pode sofrer com resseção.

Balança Comercial: Prejudica de forma drástica, pois o país que encontra sua inflação em alta não terá um histórico bom com importações e muito menos com exportação, governo aumenta os impostos para ter maior arrecadação, porém isto afeta de forma direta a linha de produção, a matéria prima, o salário, desemprego, dentre outros. Tendo um aumento nos preços da matéria prima, o produto final sofrerá um aumento, desta forma perde o poder de barganha com outros países pelo alto valor sobre o produto final, ou mesmo a matéria prima, e com aumento dos impostos o investidor não fará importações, os valores tributários pode ser exageradamente excessivos.

Credibilidade Internacional: Prejudica muito, pois a falta de credibilidade internacional afeta o comércio entre os países, não gerando capital para investimentos e aumentando a dívida do país, caso ele se encontre a um bom tempo com a inflação em alta.

  1. “A política fiscal não pode auxiliar no lado econômico de um país, como por exemplo, ajudá-lo a sair de uma situação de recessão. O papel da política fiscal é buscar reverter cenários de déficits para superávits públicos.” Esta frase é verdadeira ou falsa. Explique.  

É falsa, tendo em vista que a política fiscal busca a criação de empregos,                     o aumento dos investimentos públicos e a ampliação da rede de seguridade        social, com ênfase na redução da pobreza e da desigualdade, desta forma a política fiscal tem um grande auxílio na economia de um país, gerando capital para investimentos, obtendo retornos com a arrecadação de tributos, ou seja, ela auxilia de forma expressiva o lado econômico de um país.

  1. O sistema tributário brasileiro pode ser classificado como justo e eficaz no que tange a questões sociais e à competitividade dos produtos nacionais? Por quê?

Não, pois o sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos e caros do mundo, atualmente o Brasil tem mais de sessenta tributos em vigor, o contribuinte ainda tem que atender quase uma centena  de obrigações acessórias. Caso o contribuinte não cumpra todas essa burocracia fiscal, ele estará sujeito a multas de valores altos. Pode se dizer que o sistema tributário brasileiro não pode ser classificado como justo e eficaz, pois não se tem uma boa competitividade dos produtos nacionais devido a tantos encargos que se tem que pagar para colocar ele no mercado. O que se precisa é de um sistema tributário onde haja justiça fiscal, simplificando a legislação onde expõe os tributos fiscais.

  1.  “Uma política fiscal que vise ao fomento do crescimento econômico e à geração de empregos deve contemplar medidas de redução dos gastos públicos e elevação da carga tributária”. Essa frase é verdadeira ou falsa? Explique.

Verdadeira, pois para que uma política fiscal estimule o crescimento econômico e geração de empregos, precisa de grande arrecadação de tributos, para obter um maior investimento voltado para diminuir a pobreza e desigualdade.

  1.  “O Banco Central da Rússia reduziu nesta terça-feira (29/09/13) a taxa básica de juro e a taxa de redesconto praticada. A taxa de juro recuou de 10,5% para 10%, enquanto a taxa de redesconto passou de 9,5% para 9%. Esse foi o sétimo corte promovido desde 24 de abril.” (INFOMONEY, 29/09/13). O que o Banco Central de um país está objetivando quando anuncia uma política monetária utilizando estes instrumentos – redução da taxa básica de juros e da taxa de redesconto? Como eles funcionam?

Busca aquecer a economia de um país, injetando dinheiro no mercado através de redução da taxa de juros, tendo efeitos mais rápidos do que a política fiscal dentro da economia de um país. O redesconto nada mais é que um empréstimo que o Banco Central concede a bancos comerciais com taxas acima das praticadas no mercado, ou seja, os bancos comerciais só vão utilizar o redesconto bancário caso seu fluxo de caixa tenha uma insuficiência, quando a demanda de recursos depositados não cobre suas necessidades. Quando o Banco Central tem a intenção de injetar dinheiro no mercado ele reduz as taxas de juros, fazendo com que os bancos comerciais se interessem em pegas empréstimos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com