TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Acadêmico Individual Economia Unopar 2014

Artigos Científicos: Trabalho Acadêmico Individual Economia Unopar 2014. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  2.434 Palavras (10 Páginas)  •  886 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA..............................................................5

2.1.1INFLAÇÃO...........................................................................................................6

2.1.1.1 TAXA DE JUROS............................................................................................7

2.1.1.1.1TAXA DE CÂMBIO........................................................................................7

3 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADO A GESTÃO EMPRESARIAL...............8

4 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE...........................................................................9

5 CONCLUSÃO.........................................................................................................11

3.4 EXEMPLO DE GRÁFICO....................................................................................12

REFERÊNCIAS..........................................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado com o objetivo de constatar de forma clara e objetiva, alguns conceitos básicos para o entendimento da Economia. Passamos a abordar as grandes áreas do estudo dessa ciência que faz parte do nosso cotidiano. A Macroeconomia e a Microeconomia. Métodos quantitativos aplicados na gestão empresarial com seus diversos graus de complexidades. Analisando também a ética como mecanismo dentro do sistema empresarial. Notícias sobre inflação, taxa de juros e taxa de câmbio, variação de emprego e desemprego, fazem parte diariamente dos noticiários, revistas, jornais, etc.

Expor os assuntos de maneira que possamos aumentar nossos conhecimentos é de grande valia, tendo em vista que no curso de Administração, tudo se renova. Como não vivemos uma estabilidade econômica, os3 dados econômicos variam todos os dias

Estatística é a matéria que coleta, analisa e interpreta dados numéricos para o estudo dos fenômenos naturais, econômicos e sociais. Faz parte da vida de todos que procuram se inteirar mais sobre levantamento de dados.

Logo, trata-se de um trabalho que tem um valor significativo para o conhecimento de quem está fazendo, e que posteriormente acarretará em benefícios culturais de alta relevância para a vida acadêmica e posteriormente para vida profissional dos Bacharelados em Administração de Empresas.

2 DESENVOLVIMENTO

A economia tem como conceito: ser a “Ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer a e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos.” (MOREIRA, César Augusto B., 2011). E propõe soluções para as dificuldades vigentes a sua época e no contexto que está inserida. Esta por sua vez está dividida em duas áreas que são:

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

A Microeconomia ou teoria dos preços analisa, a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e consumidor interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço.

A microeconomia se preocupa em explicar como é fixado o preço e seus fatores de produção. Divide-se em:

• Teoria do Consumidor: Estuda a preferência do consumidor analisando seus comportamentos, suas escolhas, as restrições quanto aos valores e a demanda de mercado.

• Teoria de Empresa: Estuda a reunião do capital e do trabalho de uma empresa a fim de produzir produtos conforme a demanda do mercado e a oferta dos consumidores dispostos a consumi-los.

• Teoria da Produção: Estuda o processo de transformação da matéria prima adquirida pela empresa em produtos específicos para a venda no mercado. A teoria da produção se refere aos serviços como transportes, atividades financeiras, comércio e outros.

A Macroeconomia estuda a economia em geral, analisando a determinação e os níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos, e taxa de câmbio. O enfoque macroeconômico, pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes. A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo, como por exemplo: o desemprego.

A Macroeconomia possui algumas metas como aumentar o número de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos. A estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados:

• Mercado de Bens e Serviços: Determina o nível de produção agregada bem como o mercado de preços.

• Mercado de Trabalho: Admite a existência de um tipo de mão de obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.

• Mercado Monetário: Analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros.

• Mercado de Títulos: Analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos superiores ao seu nível de renda.

• Mercado de Divisas: Depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.

2.1.1 INFLAÇÃO: É o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços.

A inflação pode ser dividida em:

• Inflação de Demanda: É quando há excesso de demanda agregada em relação a produção disponível. As chances da inflação de demanda acontecer aumentam quando a economia produz próximo do emprego de recursos. Para a inflação de demanda ser combatida, é necessário que a política econômica se baseie em instrumentos que provoquem a redução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com