TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Economia

Por:   •  9/11/2015  •  Resenha  •  1.768 Palavras (8 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Trabalho de Economia

Profº Augustinho

Ana Gabriele de Oliveira

Administração – Turma I – 1º sem

UNITAU

Taubaté, 06 de outubro de 2015

  1. O que indica a curva de possibilidade de produção?

A Curva de Possibilidade de Produção representa graficamente o limite máximo que uma determinada economia pode produzir através da combinação de dois recursos, por exemplo, capital e terra. Pode também ser expressa para demonstrar o quanto a economia pode produzir de dois bens e a relação entre estes. Para produzir mais de uma unidade do bem A, por exemplo, é necessário abrir mão de uma determinada quantidade do bem B.

  1. Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?

Pois da escassez de recursos ou fatores de produção, está associada à necessidade ilimitada do ser humano, e acabam originando-se os chamados problemas econômicos fundamentais:

  • O quê e quanto produzir: em virtude à escassez de recursos de produção, a sociedade tem que escolher, dentro do leque de possibilidades de produção, quais produtos serão produzidos e as respectivas quantidades fabricadas;
  • Como produzir: a sociedade tem de escolher ainda quais recursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviços, dado o nível tecnológico existente. A concorrência entre os diferentes produtores acaba decidindo como serão produzidos os bens e serviços. Os produtores escolherão, entre os métodos mais eficientes, aquele que tiver o menor custo de produção possível.
  • Para quem produzir: a sociedade tem também de decidir como seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção. A distribuição da renda dependerá não só da oferta e da demanda nos mercados de serviços produtivos, ou seja, da determinação dos salários, das rendas da terra, dos juros e do benefício do capital, mas também da repartição inicial da propriedade e da maneira como ela se transmite por herança.

  1. Um ponto localizado abaixo da curva de possibilidade de produção pode ser considerado uma situação de pleno emprego?

Não, abaixo da curva seria um ponto de capacidade ociosa, diferença entre o volume efetivo de produção e o que seria possível produzir com a capacidade instalada. Deste modo, a capacidade ociosa representa o quanto esta empresa poderia estar produzindo a mais para atingir sua capacidade de produção. Para poder ser considerada um ponto de pleno emprego a economia estaria em uma situação ideal, quando em uma economia todos os fatores de produção (trabalho, capital e insumos) estão sendo utilizados em sua máxima capacidade. Não há ociosidade na utilização destes fatores, por exemplo: não há mão-de-obra ociosa (desempregada).

  1. O conceito de pleno emprego pode ser atribuído a uma restrição física de recursos?

Pleno emprego é definido por uma situação em que os recursos disponíveis estão sendo plenamente utilizados na produção de bens e serviços, garantindo o equilíbrio econômico das atividades produtivas. Essa segunda parte identifica o "pleno emprego" como um conceito de resultado econômico e não de restrição física de recursos.

  1. Defina os conceitos de custo de oportunidade e de pleno emprego?

Podemos entender o custo de oportunidade como a possibilidade de um ganho ou perda onde exista mais de uma opção, ou seja, é aquilo que você pode deixar de ganhar em uma transação por escolher uma determinada opção.

  1. O que entende por circulação e como podem ser?

A movimentação dos fluxos é o processo de circulação do sistema econômico, que é importantíssimo para que o sistema econômico cumpra o seu papel, produzindo bens e serviços e fazendo-os chegar às pessoas para satisfazer suas necessidades. O aparelho produtivo contrata, junto às famílias, os fatores de produção, trabalho, capital e etc originando-se aí o fluxo monetário. Por outro lado, o aparelho produtivo organiza os fatores de produção de que agora dispõe e estabelece o fluxo real, que equivale à oferta de bens e serviços produzidos. Esses dois fluxos se encontram no mercado, onde as famílias trocam sua renda (ou fluxo monetário) pelo produto (fluxo real) para satisfazer sua necessidade.

  1. Por que a economia é considerada uma ciência social?

A economia é uma ciência que estuda o mecanismo de funcionamento do modelo capitalista tento em vista o comportamento do homem como um ser econômico e racional e por isto ela pode ser considerada uma ciência social.

  1. Por que a questão “o que e quanto produzir” é um problema em qualquer sociedade, qualquer que seja sua organização politica?

Considerando a escassez dos recursos de produção em qualquer sociedade, terá de se escolher, dentre as possibilidades de produção, quais produtos deverão ser produzidos e em que quantidade. Se um indivíduo ou uma sociedade não pode produzir todos os bens de que necessita (deseja), deve escolher o que deve ser produzido de acordo com maior necessidade. O quanto deve ser produzido dos bens para satisfazer as necessidades (desejos) deve considerar a fronteira/limite de produção e o custo de oportunidade.

  1. Quais as questões fundamentais da economia, comente?
  • O que produzir?

Se os recursos são escassos e as necessidades ilimitadas então é preciso escolher o que produzir dentre várias alternativas concorrentes.

  • Como Produzir?

É preciso escolher a melhor combinação dos recursos escassos para uma maior satisfação das necessidades.

  • Quando produzir?

É preciso escolher o melhor momento para produzir, produzir camisolas antes de chegar o inverno para poder vender quando chegar.

  • Onde produzir?

Produzir perto dos consumidores (mercado) ou junto das matérias primas, avaliar os custos de transporte do produto finas e das matérias primas para melhor escolher a localização da fabrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (209.3 Kb)   docx (132 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com