TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de História do Pensamento Econômico

Por:   •  12/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estadual Paulista

Faculdade de Ciências e Letras

Curso: Ciências Econômicas

Trabalho de História do Pensamento Econômico II (ECO1203)

José Pedro de Queluz Santos RA171125851

  1. A grande importância de se estudar Adam Smith atualmente que, só foi possível estudar a ciência economia após seu ensaio sobre a riqueza das nações, já que anterior a Smith não existia nenhum registro ou citação de uma ideia puramente economia. Concedendo a Smith mais uma importância histórica do que funcional nos dias de hoje, dando, de certa maneira, motivação e base para os trabalhos que passaram a surgir após suas obras. Lidando com a divisão de trabalho, a noção de uma mão invisível que regularia o mercado, lidando com os sentimentos de sentimentos bons e maus (mas também o egoísmo, amor próprio ou interesse pessoal).
    Por tanto as análises das obras de Adam Smith ganham grande importância por seu pioneirismo, o tornando o patrono da economia, permitindo que haja o entendimento desde seu começo como ciência propriamente dita.
  2. Para Smith a ideia de simpatia (compartilhar um sentimento) e egoísmo (cuidar de si mesmo, por exemplo) acabam sendo complementares, não considerando sentimentos bons ou maus, deste modo possibilita que os homens possam trabalhar juntos visando seus próprios interesses, mas trabalhando também para o bem da sociedade. Deste modo a Mão invisível passa a funcionar, movida pelos “sentimentos” dos homens que trabalham em prol do bem comum sem que haja qualquer tipo de participação do Estado e sem contar com a generosidade e benevolência de outros homens
  3. Para Smith, a mão invisível funcionaria algo impalpável que ocorreria como autorregulador e espontâneo da economia, onde o interesse pessoal acabaria criando um bem comum a sociedade. Deste modo a sociedade chegaria a opunêlcia universal.

Entretanto Walras tenta fomentar cada vez mais a Economia como uma ciência exata, formulando e justificando cada agente através de inúmeros cálculos, principalmente o diferencial. Fazendo com que a mão invisível se torne um operador social e não mais social, com a função única e exclusivamente compatibilizara oferta e a demanda. Eliminando o Estado a moral ou qualquer outro valor. Buscando atender os critérios newtonianos de cientificidade buscando os resultados da aplicação da “esprit géometrique” (O uso puro da razão) Tornando a Economia uma ciência cada vez mais exata.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com