TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Historia Do Pensamento Administrativo

Trabalho Universitário: Trabalho De Historia Do Pensamento Administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  1.273 Visualizações

Página 1 de 3

Pesquise no material didático recomendado para o curso e discuta as seguintes questões:

1.Discuta os principais determinantes da crise nas bases do antigo sistema colonial no Brasil

Resposta: A crise da economia colonial agrícola decorreu de dois aspectos complementares, um de caráter interno e o outro de caráter externo. O primeiro foi a expansão do s mercados na colônia, resultado direto do aumento da população e do incremento da produção. Surgiram, em conseqüência conflitos de interesses entre colonos e metrópole. O pacto colonial então passou a ser um empecilho a expansão dos negócios, e, portanto, ao potencial de ganhos dos colonos. O segundo, referente ao plano externo, eram os efeitos da Revolução Industrial, cada vez mais visíveis na Europa. O processo de acumulação de capital centrava-se fortemente na esfera de produção da indústria, o aumento da produtividade era absolutamente fantástico. Essa crise foi resultado do conflito de interesse entre a metrópole e a classe produtiva e comercial atuante na colônia.

2. Examine as principais diferenças entre os sistemas de parceria e colonato que marcaram o processo de imigração no Brasil para a cultura cafeeira;

Resposta: Parceria: Período de 1847-1860;

Os fazendeiros cediam um pedaço de terras aos imigrantes, dentro de suas glebas, para que eles cultivassem alimentos;

Os imigrantes deveriam dividir os lucros com a venda do café e também com a venda dos alimentos;

Os fazendeiros transferiram todas as despesas para a obtenção do trabalho imigrante para os próprios trabalhadores; Os imigrantes não podiam deixar as fazendas antes de pagar todas as dívidas pendentes.

Colonato: Foi um sistema misto de remuneração: podia ser por tarefa e por produção. O colono passa a receber um pequeno salário anual para cuidar de um certo número de pés de café e no final da colheita, o colono recebia um outro salário. Além do salário, o imigrante tinha a sua disposição terras, onde cultivavam alimentos para si.

3. Explique as causas e os determinantes internos do círculo vicioso da desvalorização cambial no Brasil no último decênio do século XIX.

Resposta: A desvalorização cambial era uma realidade decorrente de dois fatores: Redução de entrada de moeda estrangeira no país, devido a queda do preço internacional do café e a pressão política exercida pelos cafeicultores visando preservar SUS ganhos em moeda nacional. O quadro da primeira década da república velha era complicado, além de ter sofrido os efeitos de uma seca prolongada, esse período foi marcado por uma forte estagnação econômica dada a a desorganização da produção de culturas tradicionais em decorrência abolição da escravatura. O uso do imigrante substituindo o trabalho escravo estava cristalizando apenas na produção do café e as demais atividades também precisavam de recursos, nessa direção foi implantado por Rui Barbosa a política de emissão monetária que ficou conhecida como ENCILHAMENTO, que teve efeitos diretos na taxa de cambio e contribuiu fortemente para uma desvalorização cambial mais intensa.

A desvalorização cambial determinava uma elevação nos preços dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com