TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho economia

Por:   •  3/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  1.893 Visualizações

Página 1 de 5

1- O que diferencia um sistema de economia capitalista para um sistema de economia socialista?

Sistema econômico é formado por um conjunto de organizações, cujo funcionamento faz que os recursos escassos sejam utilizados para satisfazer as necessidades humanas. Diante dessa definição segue abaixo as diferença entre o sistema de economia capitalista e o sistema de economia socialista:

A base do sistema socialista é a propriedade coletiva ou estatal dos recursos produtivos, nele, o Estado toma decisões e controla a propriedade, sendo que as indústrias pertencem à sociedade. As principais característicasdesse sistema é o fato de o governo coordenar diretamente (quase) toda atividade produtiva, fatores de produção, exceto as pessoas, serem propriedade governamental ou coletiva e a falta de incentivos para a ação dos agentes econômicos. Diante dessas características o resultado geral é uma baixa eficiência econômica.

Já o sistema capitalista possui um método próprio de se regular, sendo que o governo pouco se envolve em decisões econômicas. Apresenta como características, dependência das forças do mercado para determinar preços, alocar os recursos e distribuir renda e produção, sendo assim, percebe-se que quem comanda a economia são as demandas, representas pelo interesse dos consumidores e a oferta que é o desejo dos produtores.

2 - Um presente de aniversário pode ser considerado um bem livre? Explique.

Bens livres são bens porque satisfazem as necessidades, mas não possuem significação econômica, pois não tem preço e não podem ser apropriáveis,são bens intangíveis, de livre acesso a todos e que não possuem valor a exemplo dos recursos naturais como o ar, o mar, a luz solar. Se o presente tiver essas características será um bem livre, caso contrário não será um bem livre.

3 - Em que sentido pode se dizer que existe escassez tanto em países ricos quanto em países pobres?

A escassez existe porque as necessidades são ilimitadas em compensação os bens são limitados, desta forma, as pessoas nunca terão tudo o que desejam. Essa situação ocorre em todosos lugares do mundo em proporções diferentes, sendo que em alguns lugares do mundo em menores proporções em outros em maiores, seja em países pobres ou em países ricos. A escassez é um termo relativo porque os bens e serviços são escassos em relação ao desejo das pessoas.

4 - Qual a relevância da micro e da macroeconomia para o estudo da economia? Como elas se interagem?

A microeconomia é importante por ser uma parte da economia que é voltada para a empresa e o consumidor. Trata de unidade de produção e do consumo uma vez que ela é a parte que se incumbe do comportamento de cada fato econômico de forma individual, como a exemplo das famílias, empresas ou trabalhadores. Nela se analisa fatos tais como a relação de oferta e demanda entre os consumidores e os ofertantes, o nível de preços, ou a elasticidade de cada produto, ou seja, a forma como se chega a um acordo entre as necessidades dos consumidores e das empresas que oferecem os bens e serviços, bem como os fatores que possam afetar, como a qualidade do produto ou as diferentes necessidades de cada pessoa.

Já a importância da macroeconomia se dá por ela ser a parte da economia que trata da intervenção dos governos em nossas vidas, enxerga o todo e o ambiente externo das empresas, ou seja, se encarrega de estudar o funcionamento econômico em geral, bem como as políticas econômicas que são adotadas em larga escala, por exemplo, em um país. Isto é, engloba a sociedade em seu conjunto funcionando ao mesmo tempo, não de forma independente.

A micro e a macroeconomia se interagem quando o governo sobre o juros da taxa SELIC, esta é uma decisão macroeconômica já que afeta todos, quer sejam empresas ou consumidores. Porém, se o barbeiro decide aumentar o preço do corte de cabelo, que é considerada uma decisão microeconômica, já que diz respeito a apenas àquela unidade especifica, no caso o salão, há uma interação entre as duas gamas da economia.

5- O que seria uma empresa competitiva? E qual sua importância para o desenvolvimento da economia?

 
Quando se fala em uma empresa competitiva existem três elementos principais para que ela possa ser competitiva. Maior produtividade, que é uma maior produção por unidade de recurso, essa maior produtividade é alcançada com adoção de novas tecnologias no processo produtivo. Menor custo, com o aumento da produtividade consequentementepoderá abaixar o custo médio de produção. Qualidade dos produtos e serviços, o consumidor é cada vez mais exigente em relação ao produto adquirido, com isso é importante que o produto tenha uma boa qualidade. Então pode-se concluir que uma empresa é competitiva quando consegue fazer uma produto melhor e mais barato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (145.9 Kb)   docx (278.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com