TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Três mecanismos de mercado

Tese: Três mecanismos de mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  Tese  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 2

Série: 2ª

Disciplina: Economia

Professor(a): Raimundo Pereira do Amaral Neto

Tutora EAD: Érica Priscilla Carvalho de Lima

TRABALHO_AULAS 1 E 2

1) Duas das questões chaves na economia são os problemas da escassez e as necessidades humanas que são ilimitadas. Conceitue economia fazendo uma relação entre escassez e necessidades humanas.

2) Com crise, economistas viram celebridades

Leslie Kwoh

The Wall Street Journal

A crise econômica dos últimos anos colaborou para fazer com que economistas se tornassem os grandes gurus do mundo dos negócios, nomes como Paul krugman, Joseph Stiglitz, Michael Porter, Robert Reich e Muhammad Yunos estão no topo de um novo ranking de pensadores influentes no mundo dos negócios compilado pelo The Wall Street Journal.

Os autores Hall e Lieberman (2003) apontam alguns motivos interessantes para estudar economia. Dos motivos apontados em nosso material da aula 1, qual o que mais se adéqua ao trecho acima, justifique sua resposta.

3) Identifique três mecanismos de mercado na notícia abaixo:

Seca na África

O cacau atingiu ontem os preços mais altos em três semanas no mercado futuro de Londres, segundo analistas ouvidos pela Bloomberg, a commodity subiu em meio às preocupações com o desenvolvimento da safra na Costa do Marfim e em Gana, região que concentra a maior parte da produção mundial de cacau e que sofre com uma estiagem. Caso se confirme a quebra de safra com posterior choque de oferta, e a demanda permaneça aquecida, as preocupações podem ser maiores (grifo nosso).

Fonte: Valor Econômico, sexta-feira e fim de semana, 5, 6 e 7 de julho de 2013.

4) De acordo com as tabelas abaixo, construa em um mesmo gráfico as curvas de oferta e demanda. 1. Qual ponto ocorre a interseção entre as duas curvas (A, B, C, D ou E)? 2. O que representa esse ponto de interseção e as demais variáveis (oferta e demanda) que compõem o gráfico?

Tabela 1. Demanda de laranja/mês. $ Litro de Laranja Quant. Mês/Litro

r

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com