TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas De Negociação

Projeto de pesquisa: Técnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.603 Palavras (15 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 15

1. Introdução

É muito comum nos depararmos com a negociação em nosso dia a dia, nas mais variadas situações. A Negociação está presente nos relacionamentos sociais, em clubes, nas prestadoras de serviços, nos condomínios, redes bancárias e etc. Nesses ambientes, são encontrados os mais diversos tipos de situações que requerem, em todos os momentos, que as pessoas realizem negociações.

As empresas negociam o tempo todo, com os nossos pares. São vários os processos, os objetivos, os recursos, as condições gerais de trabalho, todos negociam com clientes, fornecedores, agentes financeiros. Estas inter-relações e negociações têm, como dissemos vários objetivos e as realizações são prêmio e o reconhecimento pelo sucesso alcançado.

Desse modo, a negociação deve ser considerada como uma oportunidade para desenvolver e fortalecer os nossos relacionamentos em todos os aspectos da vida.

A arte de negociar salário é segundo especialistas, um processo delicado e que exige do profissional preparo, consistência de informações e, principalmente, firmeza no que está pleiteando como remuneração ou aumento.

A ideia do tema negociação propõe como passos essenciais uma correta identificação dos interlocutores para formação de mesas de negociação, a identificação de suas necessidades, motivações e interesses, o fornecimento de informações confiáveis.

Para atingir um objetivo, seja na vida pessoal ou profissional sempre estamos propícios a negociar e não a somente impor decisões.

Um bom negociador deve possuir as habilidades necessárias para que chegue ao fim da negociação com sucesso.

2. Desenvolvimento

Negociação é um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes, no entanto para esse é importante que se desenvolva um canal para uma comunicação construtiva entre as partes, também é importante que ambas estejam preparadas para uma negociação efetiva (que envolve definição de estratégias e táticas), que saibam como lidar com as limitações, e tenham conhecimento do mercado em que se está negociando, bem como organizar, planejar e interpretar comportamentos de maneira eficiente.

Conhecer os elementos que levam ao sucesso ou ao fracasso das negociações e saber quando aplicá-los não é difícil, Complicado mesmo é usá-los, existem pessoas que dominam as técnicas de negociação, têm um bom negócio nas mãos, mas não fecham o acordo por deixarem suas emoções falarem mais alto, se irritando e perdendo o controle facilmente. Outras pessoas, apesar de conhecerem muito bem a teoria de negociação, mas não conseguem expressar corretamente seus pontos de vista na maioria das vezes não ouvem as pessoas, tendo como resultado, acordos pouco vantajosos.

Percebe-se que para ser um negociador competente e conquistar bons resultados, antes de tudo é necessário conhecer e incorporar alguns princípios em relação a sua personalidade, dominar certas habilidades básicas que permitam interagir com outras pessoas, organizar os pensamentos internos e controlar os impulsos emocionais, ciente de que existem alguns conhecimentos e habilidades que devem ser adquiridos antes de ingressar em qualquer discussão a respeito de negociação, para um negociador ser considerado competente, deve acumular conhecimentos que lhe permitam compreender a natureza humana, deve também conhecer profundamente o ambiente em que negocia quanto mais uma pessoa souber sobre esses assuntos, melhores serão o seu desempenho e os resultados alcançados. A percepção de igualdade de poder entre negociadores tende a resultar em uma negociação mais efetiva do que a de poder desigual. Quando se porta atentamente, o negociador está propicio a conseguir informações que poderão auxiliar no processo de negociação; é necessário ter em mente que por mais difícil que parece o acordo, aqueles que estiverem envolvidos deverão sempre que desenvolver um espírito negociador, contribuindo com que haja um aumento significativo nas possibilidades de acordos e concessões, quando se está em um processo de negociação, é necessário reservar parte do seu tempo a estudar e entender as variáveis que por ventura possam vir a atrapalhar ou interferir no resultado, preocupar em ter sempre em mente suas metas, mantendo em todos os momentos a serenidade, pois o que tem atrapalhado grandes negociações é a falta de paciência que na verdade chega a eliminar as possibilidades de maior ganho, por isso o negociador deve já entrar na negociação munido de todo um planejamento de propostas e acordos, pois a negociação é uma estrada de duplo sentido, onde o bom negociador visa o processo ganha - ganha, de modo em que os dois lados devem sair satisfeitos; lembrando que a ética é um fator indispensável no processo de negociação, pois trás inúmeras vantagens, uma vez que o negociador que se preocupa com a ética com certeza se torna merecedor de oportunidades onde tende a ficar conhecido como uma pessoa confiável; por isso deve jogar limpo, porque negociar é sobre tudo a troca de concessões em busca de um acordo favorável para as duas partes, em uma negociação é fator mais que fundamental ver o outro como parceiro, tendo a certeza que uma vez dando este toque humano no processo, você estará fazendo algo a mais para um acordo satisfatório, para obter um resultado satisfatório em uma negociação deverá também ter o cuidado de aplicar as três etapas do processo de negociação onde apresentaremos em seguida, que são:

Análise: obtenção do máximo de informações e conhecimentos necessários sobre o produto negociado.

Planejamento: Consiste na preparação das ideias e assuntos, itens fundamentais para o processo de uma negociação a serem discutidos.

Discussão: é a comunicação, para chegar a um acordo em que ambas as partes saiam beneficiadas.

O Processo de negociação inclui:

Entrada: são os estímulos e influencias no qual a negociação está sujeita;

Processo: a negociação é o processo de transformação da entrada em saída.

Saída: é o resultado da negociação, se houve um acordo ou não.

Quando esses aspectos estão seguidos pelo negociador, torna-se favorável a uma relação ganha a ganha de longo prazo. Devemos sempre lembrar que as empresas devem saber se comunicar, pois não existe negociação sem comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com