TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas, dicas e exemplos de criação

Ensaio: Técnicas, dicas e exemplos de criação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Ensaio  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 5

ortfolio – Técnicas, dicas e exemplos de criação (atualizado)

Publicado em 20/07/2008 , por DanieleVSilva , na categoria Elementos e técnicas, Webdesign

(atualizado com novos exemplos)

Projetar seu portfolio é provavelmente a coisa mais frustrante do mundo.

Todos os colegas com quem conversei falam da dificuldade de concluir e das dezenas de vezes que abandonam e recomeçam.

Esse meu site mesmo, que além de blog, serve como portfolio passou por umas 4 tentativas até terminar desse jeito, ele inclusive chegou a ser rosa e com florzinhas coloridas, mas todos as versões estavam mal acabadas do tipo “vamos deixar assim por enquanto”. E confesso que ainda não estou completamente satisfeita com a versão atual, tenho idéias novas pra ele todos os dias…

Evidentemente é a nossa ligação com o trabalho que prejudica o julgamento na hora da criação.

As pessoas com quem converso e que reclamam de seus portfolios geralmente o fazem por motivos pequenos, por um perfeccionismo quase sem explicação. Em muitos casos o trabalho é fantástico, mas pra ele ainda falta alguma coisa… É quase uma lei básica da natureza “todos devem estar insatisfeitos com o próprio portfolio”….

Em primeiro lugar o que é um portfólio?

Basicamente é a forma de tornar seus trabalhos portáteis. É tê-los em mãos, reunidos em um só lugar (pasta, web, cd) para uma exibição rápida quando necessário. Através do portfolio, entre outras coisas, as empresas contratantes tem a chance de avaliar e traçar uma linha da sua evolução e crescimento profissional.

Como era o trabalho dele em 2000? E em 2006? Quanto o profissional evoluiu com relação ao mercado? Ele conseguiu acompanhar? As respostas para essas perguntas devem estar no seu portfolio

Como começar?

Do começo é claro, projetando, criando o layout. Nós sempre ouvimos falar do quanto é importante inovar e investir em coisas diferentes, mas na hora de criar um portfolio temos que ter certeza absoluta do que pretendemos alcançar com ele, e torná-lo familiar ao publico alvo.

Se você é programador, mostre programação, se vc trabalha com flash e interação, mostre isso! Se você que ser contratado como designer “layout em primeiro lugar” e assim por diante.

Não pense em trabalhar um portfolio com animações incríveis e interação absurdamente maluca se vc deseja trabalhar com padrões web…. Não faz sentido algum…. Já vi pessoas sendo criticadas por construir um portfolio em flash pois não era acessível a certas situações, mas o criador só trabalhava com flash! E muito bem por sinal! ele buscava uma colocação nessa área, porque ele tentaria usar de outras ferramentas e acabar prejudicando o resultado? É tudo uma questão de caso….

Voltando ao layout: Lembre-se que o portfolio será o seu conhecimento técnico aliado a sua capacidade de resolver problemas.

Você pode e deve seguir um conceito, mas quanto menos especifico ele for, mais amplo será seu publico alvo (evidentemente). Se você escolhe um estilo distressed dificilmente vai encher os olhos de uma empresa voltada para o desenvolvimento de sites corporativos e de negócios. Então tente ser neutro, mas sem ser previsível ou básico demais.

O que colocar?

No portfolio digital você não vai poder estar ao lado para apresentar as peças e escolher a ordem que o contratante deve navegar, qual trabalho ver primeiro, etc, então todo o conteúdo deve ser agradável e interessante, pois eles podem começar de qualquer lugar, se, de inicio, se depararem com um longo texto sobre a sua infancia e as maravilhas do lugar onde nasceu, pode ser que nem cheguem a ver os trabalhos.

É importante constar informações resumidas de localização, contato, conhecimentos, formação acadêmica, áreas de interesse e seu currículo pra download.

É no currículo que as informações acima devem ser detalhadas, se o contratante quiser detalhes, é lá que ele vai procurar.

No portfolio, exponha o suficiente para despertar o interesse, mas não se esqueça que ele não substitui o currículo, apenas complementa. Muitas vezes o setor que analisa os concorrentes não é o mesmo que contrata, então é sempre necessário uma versão de fácil impressão que possa ser apresentada a parte competente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com