TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM POUCO DE HISTÓRIA Atubaia

Resenha: UM POUCO DE HISTÓRIA Atubaia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2013  •  Resenha  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 4

UM POUCO DE HISTÓRIA...

O século XVII ficou marcado pela atuação de bandeirantes que saiam à frente de pequenas comitivas para explorar terras virgens, em busca de índios e minerais preciosos. A maioria das expedições partia de São Paulo e a rota mais procurada era a que levava aos tesouros das “minas gerais”. Tratava-se de uma viagem longa e árdua, que requeria muitas paradas para descanso e reabastecimento. A primeira delas, ainda nas proximidades de São Paulo, ficava numa colina banhada por um rio que os índios chamavam de “tubaia” ou “atubaia”1.

Porém, entre os bandeirantes que chegavam a “Atubaia”, Jerônimo de Camargo foi o que mais se destacou. Profundo conhecedor da região, acabou por fixar-se no local: fundou uma fazenda de gado e, no alto da colina, construiu uma capelinha sob a invocação de São João Batista. Isso aconteceu em 1665.

Nesta mesma época, o padre Matheus Nunes de Siqueira chegou do sertão com um grupo de índios catequizados e, por ordem da Câmara Municipal de São Paulo, instalou-os ao lado do “sítio de São João Batista”. O pequeno núcleo confirmou-se, então, como parada obrigatória para quem seguia em direção a Minas Gerais e o povoado começou a desenvolver-se lentamente.

Em 1707, Jerônimo de Camargo falece, mas seus descendentes continuam seu trabalho nas fazendas de gado e na emancipação do vilarejo. Finalmente, em 13 de agosto de 1747, a aldeia tornou-se “freguesia”2 e assim nasceu o distrito de São João de Atibaia.

Passados alguns anos, a Corte, em Lisboa passou a receber queixas sobre a vida pública atibaiense. Ocorreram denuncias contra J. de Camargo (verídicas ou não, pois ele já estava morto), as quais impressionaram o capitão-general D. Luis A. de Souza Botelho. Por isso, em vista da falta de justiça e dos desmandos dos potentados, elevou o distrito de Atibaia à categoria de vila e município, em 1769. No ano seguinte, foi instalada a primeira Câmara Municipal.

A partir daí, já independente e com administração própria, a vila pode começar o seu progresso. De fato, em pouco tempo tornou-se uma espécie de celeiro da capital, graças ao grande desenvolvimento da pecuária e da cultura de cereais, em especial o trigo.

Eventos aconteceram: a chegada da família real ao Brasil, o reconhecimento das bases constitucionais decretadas pela Corte Portuguesa, Proclamação da República no Brasil, por exemplo.

Proclamada a República, iniciou-se para Atibaia uma fase de desenvolvimento, com uma sucessão de melhorias: a instalação das redes de água e luz elétrica, as inaugurações da Escola José Alvim e do Hotel Municipal, a criação da primeira indústria têxtil, o alargamento das ruas – todos esses fatores alteraram significativamente o perfil da vila pobrezinha de São João de Atibaia e deram origem à Atibaia que conhecemos hoje.

1. “Tubaia” ou “Atubaia” - água agradável ao paladar. 2. Freguesia - povoado sob o aspecto eclesiástico.

ECONOMIA

No conjunto de atividades terciárias se destaca as atividades turísticas como opção de geração de emprego e renda. Uma das estratégias vinculadas às atividades turísticas e que tem alcance

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com