TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Plano de Negócios - Açaí

Por:   •  13/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.492 Palavras (10 Páginas)  •  2.961 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

A loja Point do Açaí criada por Beatriz Bouças, Daniel Balthazar e Marcelly Rezende, surgiu a partir de uma ideia inovadora, diferenciada que irá atender a Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. A loja de açaí, Point do Açaí, CNPJ 000.000.000-00, está relacionada à alimentação saudável, qualidade de vida das pessoas e praticidade da alimentação rápida, foi criado para atender a todos àqueles que são apaixonados por açaí.

A sugestão do projeto foi dada devido a uma viagem feita um dos sócios do empreendimento que achou interessante ser implantada no Rio de Janeiro. A partir de uma ideia simples a da loja Point do Açaí foi idealizada como uma loja que irá revolucionar o mercado de açaí no Rio de Janeiro. A idealização do empreendimento surgiu com a união de todos os sócios do empreendimento e a vontade de querer inovar todo o conceito já existente confeccionado com toda qualidade, atenção e carinho. Com a junção dos conhecimentos especializados adquiridos e aprimorados, dos sócios, a idealização do projeto superou todas as expectativas. Isso sem considerar no ambiente aconchegante e confortável que a loja irá proporcionar aos seus clientes. O diferencial do empreendimento, veio da ideia de um de nossos sócios, criar uma loja de açaí com diversidade de produtos sucos, sorvetes, frozen, sobremesas tudo a base de açaí, além de um serviço onde o consumidor poderá escolher o açaí exatamente como quer, ou seja, uma loja de açaí self-service, além disso, também deu a sugestão de ter criações da casa.

Dados:

  • Pessoa Física: Beatriz Bouças; Daniel Balthazar; Marcelly Rezende

  • CPF: 145.417.142-00 ; 367.128.319-70 ; 147.415.146-00 ;
  • Razão Social: Point do Açaí
  • CNPJ: 431.879.415 - 45         
  • Data da fundação: 01/2016
  • Endereço: Rua Joana Angélica 74, Ipanema, Rio de Janeiro CEP: 22420-030.
  • Telefone: (21) 3245 – 8907

Logo marca:

[pic 1]

MERCADO

Dados da Embrapa destacam a importância da exploração do açaí para as economias dos Estados do Pará, Maranhão, Amapá, Acre e Rondônia, especialmente para o primeiro e o terceiro, pois responde pela sustentação econômica das populações ribeirinhas. Têm sido estimados que as atividades de extração, transporte, comercialização e industrialização de frutos e palmito de açaizeiro são responsáveis pela geração de 25 mil empregos diretos e geram anualmente mais de R$ 40 milhões em receitas. A partir de 1992, quando foi atingido o ápice das exportações de palmito, a produção de frutos de açaizeiro experimentou crescimentos anuais significativos, em função do aumento da competitividade da coleta de frutos, motivado por melhorias nos preços, e do aumento da fiscalização, evitando a destruição maior dos açaizais. A produção de frutos de açaizeiro no Estado do Pará cresceu de 92.021 toneladas, em 1997, para 122.322 toneladas, em 2002, um aumento de quase 33%. Em 2003, a produção foi de 160.000 toneladas.

A demanda pelo açaí fora da região também está em alta, com o produto tendo boas possibilidades de mercado, principalmente no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Goiás popular entre os adeptos da "cultura da saúde" e entre os frequentadores de academias. É também vendido diretamente ao consumidor, onde a demanda pelo produto, antes considerado exótico, é crescente e começa a ganhar popularidade entre os nativos e turistas. A Embrapa estima que no Rio de Janeiro sejam consumidas 500 toneladas/mês, tendo um aumento significativo da venda de açaí em relação aos últimos anos.

ANÁLISE DE MERCADO E COMPETITIVIDADE

Oportunidades:

Mesmo sabendo da concorrência neste ramo que iremos atuar, buscaremos nos diferenciar das empresas que está há mais tempo no mercado, serão realizadas propostas ousadas e inovadoras como o uso do self-service, além de atender á um publico exigente que presa por uma vida saudável.

Ameaças:
Grande quantidade de vendedores ambulantes e o valor agregado levando em conta que a loja será localizada em um ponto nobre do Rio de Janeiro.  

Pontos Fortes:

  • Capital alto.
  • Tecnologia.
  • Diversidade de Produtos.
  • Oferecimento de complementos alimentares. · Preço x Qualidade;

Pontos Fracos

  • O produto não vem diretamente do seu local de origem, Pará.
  • Não há certeza de aceitação no mercado.

CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

A loja de Açaí é um empreendimento criado (implementado) para quem é muito fã de açaí, além de está relacionada à alimentação saudável, qualidade de vida das pessoas e praticidade da alimentação rápida. Com o calor que faz no Rio de Janeiro o açaí passa a ser um dos alimentos mais procurados pelas pessoas, pois além de ser refrescante, satisfaz, é natural e energético.  

A finalidade do negócio é oferecer açaí de acordo com o gosto do cliente e ainda oferecer novidades e especialidades da “casa”. A fruta será servida através de sucos, sorvetes, frozen, sobremesas, além de oferecer um serviço para atender a todos os gostos, permitindo ao cliente escolher suas “combinações” (self-service).

        

LOCALIZAÇÃO

A localização foi escolhida de maneira estratégica, de acordo com o perfil dos clientes. Foi escolhido um local que favorece o acesso das pessoas, com menor grau possível de dificuldade. A loja será instalada próximo da praia em uma região de bastante movimento, com um bom acesso tanto para quem vai de ônibus, metrô, carro ou até mesmo a pé, com um bom acesso para entrada e saída de pessoas e apresenta um bom fluxo de tráfego.

O Imóvel se localiza em um bairro tradicional da Zona Sul do Rio de Janeiro, o que  favorece o negócio, já que o local apresenta um bom histórico tanto para o mercado quanto para os residentes.

Porém, ainda temos alguns desafios a serem superados, pois o aluguel do local apresenta um custo elevado, além disso, para ter um imóvel atraente e limpo há geração de custos. Para isso estamos investindo em produtos de qualidade e bom atendimento para poder obter lucros e superar esses desafios.

Layout do Point do Açaí:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (193 Kb)   docx (257.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com