TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma das notícias sobre a situação econômica do Brasil

Por:   •  19/2/2017  •  Resenha  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

Uma das notícias sobre a situação econômica do Brasil no ano de 2017 foi a questão da queda da taxa Selic, essa mudança nas projeções para os juros foram influenciadas pela última decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que intensificou o ritmo de corte da Selic para 0,75 ponto percentual. Com esse movimento, a taxa caiu de 13,75% ao ano para 13%. Esta foi a taxa Selic mais baixa desde abril de 2012. (Portal Brasil – Economia e emprego)

Essa taxa básica também tem influência direta sobre o quanto um consumidor paga por empréstimos e financiamentos. Quando o BC altera o valor dela, também muda o custo dos bancos para captar recursos, dinheiro que será emprestado posteriormente aos clientes. Se o custo do banco sobe, o empréstimo para o consumidor também pode subir. Se a taxa baixa, esse custo pode baixar. Os juros básicos ainda têm uma importância grande porque ajudam a controlar a inflação.

Assim como a definição do percentual da taxa Selic é importante para a economia por ser uma referência para investimentos, é considerado a menor taxa de retorno, ou seja, quando um empresário decide tirar um projeto do papel, ele avalia se o lucro do projeto é maior ou menor que essa taxa básica. Se o retorno for menor, ele não tira o projeto da gaveta e aplica o dinheiro em papéis do Tesouro Nacional, que pagam juros próximos desse valor definido pelo BC, podendo investir em outros produtos financeiros.

Eu como funcionaria de uma instituição bancária (Bradesco) pude comprovar na prática, a redução mesmo que suave nas taxas de juros. Para os clientes pessoa física, entre as linhas que tiveram redução, a de Crédito Pessoal teve sua taxa mínima reduzida de 2,84% para 2,78% ao mês, e a máxima de 7,78% para 7,72% ao mês. Na modalidade CDC Veículos, a taxa mínima passou de 1,65% para 1,50% ao mês, e a máxima, de 3,66% para 2,99% ao mês. A taxa máxima do Cheque Especial passou de 13,55% para 13,49% ao mês.

Na minha opinião isto pode indicar o aquecimento para o mercado para o próximo ano, onde a taxa Selic pode baixar ainda mais, e essa baixa pode acontecer em outras taxas que permeiam a economia do país, ajudando na resolução da crise atual enfrentada.

Fontes:

http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2017/01/reducao-dos-juros-coincide-com-menor-inflacao-em-tres-anos

http://www.bcb.gov.br/pt-br/#!/n/SFN

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com