TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens e desvantagens das Sociedades Anônimas e Limitadas

Relatório de pesquisa: Vantagens e desvantagens das Sociedades Anônimas e Limitadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  Relatório de pesquisa  •  1.619 Palavras (7 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 3: Passo 1: Atividade 1:

Aprenda tudo sobre investimentos em ações

O primeiro passo para saber como investir uma ação, e entender o seu significado. A ação representa um "pedaço" de uma determinada empresa, e costumam acompanhar o valor da empresa. Existem diferentes ações, que designam direitos e poderes diferentes a seus detentores.

O valor das ações oscila e, por isso, elas são chamadas de 'ativos de renda variável' e consideradas investimento de risco. A variação de uma ação acontece de acordo com a relação entre oferta e procura. Ela sobe quando a procura supera a oferta, e cai quando a oferta supera a procura. O que determina se o valor vai subir ou cair é o desempenho dela no mercado, que pode também receber interferência da economia como um todo, da política econômica do governo, e de fatores externos, como queda de preços no mercado internacional. Por isso, quem investe na bolsa deve buscar empresas sólidas ou orientação de um profissional de confiança.

As melhores empresas para se aplicar são as que têm maior potencial de ganhos no futuro. Para isso, é preciso saber sobre as perspectivas de desempenho da companhia e do setor no qual ela atua. Por isso, uma das máximas da bolsa diz que "rendimento passado não é garantia de rendimento futuro". Pode-se ter ganho extra se a empresa pagar dividendos, que são nada mais do que uma parcela do lucro da empresa dividida entre os acionistas. Pela lei, a empresa deve pagar no mínimo 25% do lucro a título de dividendo. Porém, em assembleia de acionistas, as empresas podem optar por não pagar dividendos e reinvestir o lucro.

As ações podem ser compradas na Bovespa, e o investimento não precisa ser necessariamente grande, pois a instituição esta atrás de pequenos investidores. Porém se o aplicador quiser uma aplicação de curto prazo, é melhor procurar investimentos corrigidos por taxas de juros, onde não há volatilidade. A bolsa passa a ser mais vantajosa e segura em investimentos de longo prazo, mas não é aconselhável investir todos os recursos de que dispõe para aplicar.

Nos bancos e possível à exceção dos fundos de ações onde não e necessário a associação a uma corretora, porém para a compra de uma ação só pode ser executada por uma corretora de valores. As corretoras são intermediárias do negócio e mantêm analistas para fornecer informações a respeito das ações, empresas e setores econômicos, ajudando a escolher o momento certo de comprar ou vender ações. Para ser um cliente de uma corretora é necessário abrir uma conta na corretora escolhida, semelhante a uma conta bancária. É possível, por exemplo, escolher a ação de uma determinada empresa para comprar. Mas os analistas costumam sugerir ao investidor iniciante ingressar num fundo de investimento, para se acostumar à volatilidade do mercado de ações. É preciso escolher uma corretora de banco ou do mercado. De preferência, escolha uma que dê a oportunidade de conversar com seus analistas. Com isso, poderá conhecer os mecanismos do mercado. Também pode ser útil começar a "frequentar" os sites de empresas nas quais está interessado de investir. Informações sobre balanços e perspectivas podem ser úteis na hora de tomar decisões.

Não é possível investir "direto" no Ibovespa, porque ele é um índice teórico, hipotético. A forma mais fácil de acompanhar seu desempenho é ingressando em um fundo que reproduza a carteira do índice, com as mesmas ações e suas proporções.

O Índice Bovespa (Ibovespa) reflete o desempenho das principais ações da Bovespa. Representa uma carteira de ações, que têm pesos diferentes dentro dessa cesta. Assim, o índice serve como um termômetro do comportamento do mercado de ações e serve como referência para fundos e como "medida" do desempenho da bolsa. As ações do Ibovespa respondem por mais de 80% dos negócios do mercado à vista. Quando um índice da bolsa sobe, significa que o desempenho médio de um determinado grupo de ações teve valorização. Na queda, significa que aquele grupo de ações sofreu uma perda de valor.

Dentre as ações existi uma chamada PIBB que é um fundo de investimento constituído por 50 ações das empresas mais negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (compõem o Índice Brasil 50). Essas ações estavam em poder do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A vantagem desta ação é que o investidor obterá todo o ganho das ações, mas tem a opção de revender ao BNDES em prazo de um ano, pelo mesmo preço da compra. Essa proteção vale para investimentos de até R$ 25 mil.

A saída de uma companhia da Bolsa geralmente acontece com a recompra das ações que estão nas mãos de investidores pelo valor médio de mercado dos papéis em um determinado período. Já no caso de falência o investidor minoritário também é um sócio da empresa, e está sujeito aos prejuízos gerados pela falência, assim como os sócios majoritários, neste momento é possível a perda total do dinheiro investido. Mesmo em casos de crises que geram maior volatilidade, a perda total é impossível, porque significaria que a empresa perdeu todo o seu valor.

No ano de 2012 o governo gerou perdas para muitos acionistas, criando um receio dos investidores. Ricardo Torres diretor da Norfolk Advisors disse que “A demanda da bolsa está ficando muito limitada devido a esse medo, o que não deve deixá-la crescer. Porém a aplicação de renda fixa continua vantajosa, desde que o investidor saiba escolher os melhores investimentos.

Atividade 2

Vantagens e desvantagens das Sociedades Anônimas e Limitadas

Quanto aos Sócios

Quanto à Sociedade

Quanto à Estrutura da Sociedade

Atividade 3

As debêntures são títulos de valores mobiliários representativos de dívida de médio e longo prazos que asseguram a seus detentores (debenturistas) direito de crédito contra a companhia emissora. A data de resgate de cada título deve estar definida na escritura de emissão. A companhia pode, ainda, emitir títulos sem vencimento, também conhecidos como debêntures perpétuas. Esses títulos se ajustam perfeitamente às necessidades de captação das empresas. Graças a sua flexibilidade, transformaram-se no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com