TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relacionado: vantagens, desvantagens e limitações

Resenha: Relacionado: vantagens, desvantagens e limitações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Resenha  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  1.149 Visualizações

Página 1 de 5

Relacionar: vantagens, desvantagens e limites X historia do filme

Tempo de despertar é um filme que retrata a vivência dos pacientes de um centro psiquiátrico, que tinham encefalite letárgica, demonstrando como era a vida desses pacientes, os labirintos interiores em que viviam, o mundo onírico a que estavam presos, a aflição que sentiam nos raros momentos de vigília, formando assim um conjunto de pequenos dramas. Paralelo à história dos pacientes, está também a história do médico Malcom Sayer, um neurologista que quando chega no hospital percebe que há algo de errado com eles e tenta buscar um tratamento para os pacientes catatônicos.

O contato com os pacientes é essencial para que Malcom perceba que a algo de errado com eles, o que faz com que note que estes não estavam paralisados por completo, mas sim, catatônicos. A partir disso ele passa a se dedicar mais em tentar encontrar um tratamento para essa doença, porém para que tal procedimento ocorra o comportamento do médico diverge dos padrões éticos adequados dos estudos epidemiológicos.

A relação que Sayer constrói com os pacientes se torna cada vez mais forte, e isso faz com que ele vá mais a fundo em suas pesquisas para achar um tratamento. Malcom consegue enxergar que há problemas com os pacientes pois ele identifica características específicas de uma doença e tira conclusões que não se encaixam com nenhuma doença conhecida na época. Primeiramente ele percebe que os pacientes reagem à estímulos, sejam eles físicos ou sentimentais. Para que Sayer pudesse realizar o tratamento do pacientes catatônicos ele precisava de verba para testar possíveis medicamentos que pudesse “acordar” aqueles pacientes, porém a administração do hospital não via o tratamento proposto por Sayer como útil, assima verba não foi adquirida pela administração, mas sim pelos patrocinadores do hospital que ficaram comovidos com a vontade de trazer os pacientes de volta a vida.

A droga funcionou e “acordou” não só Leonard, mas também outros pacientes que se encontravam no mesmo estado catatônico. A partir de então Sayer começa a desenvolver uma amizade com os pacientes, pricipalmente com Leonard, fortificando assim a relação entre médico e paciente, que é fundamental para a prosperidade do tratamento de êfemeros. A relação entre médico e paciente trata-se de uma relação humana sendo que essa interação de empatia envolve confiança e responsabilidade.

O filme tem como base o Carpe Diem, que significa “aproveite o momento” e esse é um dos pontos chave do filme, visto que muitas vezes esquecemos de aproveitar a vida com coisas que nos deixam felizes para simplesmente jogá-la no lixo, Depois que Leonard e os outros pacientes voltam ao estado de sono profundo, entende-se que a valorização da vida é algo a se preservar.

CONCLUSÃO

A análise do filme permite a conclusão de diferentes ideias tais como os deveres do médico para com o paciente assim como a percepção de que a ciência e o humanismo devem estar lado a lado na medicina, além dos princípios éticos tomados e das decisões tomadas por médicos para tentar tratar seus pacientes. Os sentimentos pelo paciente são essenciais para a relação entre médico, paciente e familiar e para a continuação da medicina, porém não se pode deixar que essa emoção ultrapsse os limites da barreira ética fazendo com que decisões drásticas sejam tomadas para salvar ou preservar a vida de alguém. O lado humanitário do lado não pode ser esquecido, e ao mesmo tempo a confiança mútua entre médico e paciente é fator decisivo para a preservação da vida.

Introdução

O processo que leva um novo medicamento do laboratório ao mercado é demorado e cuidadoso. Demorado porque são necessários vários anos para completar todos os testes de laboratório e cuidadoso porque todas as partes envolvidas têm de agir em conformidade com a rígida regulamentação relativamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com