TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Variantes de fundos de investimento

Artigo: Variantes de fundos de investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Artigo  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 4

Analise de Investimentos

No mês de julho o Ibovespa médio caiu 10,44% em dólar e 7,92% moeda local; a forte queda teve como pano de fundo a sensação de fraqueza do presidente Fernando Henrique Cardoso (que está com a popularidade baixa e com uma base governista cada vez mais frágil) e as dúvidas em relação ao comportamento do mercado norte-americano a partir de agosto.

Os fundos que não performaram bem neste mês devido às operações com opção de Telebrás, que tiveram forte perda no período. Com certeza a baixa liquidez contribuiu um pouco para esta rentabilidade, entretanto o que mais afetou os fundos foi a queda de mais de R$18,00 que o Recibo de Telebrás sofreu, fazendo com que a estratégia de proteção (hedge) adotada não surtisse efeito.

Para os últimos cinco meses do ano acreditamos que a bolsa deverá ter um volume médio maior, já que a partir de agosto com as votações das reformas no Congresso, o mercado estará atento aos fatos políticos que determinarão o sucesso ou não do ajuste fiscal necessário para o crescimento do PIB no ano 2000. Além do mais, entendemos também que o problema fiscal brasileiro chegou ao limite, por isso visualizamos dois cenários internos possíveis até o fim do ano (pressupondo um cenário externo volátil, porém sem novas crises):

(1) O governo federal consegue aprovar e/ou encaminhar rapidamente ao Congresso as principais pautas da reforma fiscal (Lei de Responsabilidade Fiscal e Reforma Tributária). Caso isso ocorra, somando-se a um período tradicionalmente mais aquecido da economia, imaginamos uma tendência de alta para as principais ações brasileiras, tendo em vista o enorme desconto com que elas vêm trabalhando em relação às similares de outros países emergentes, notadamente as ações dos setores de telecom e energia elétrica. Além de uma continuidade da queda nas taxas de juro e um regresso do dólar para um nível abaixo de R$1,70.

(2) No segundo cenário, pode ocorrer um grande atraso na reforma que impeça o governo de tomar as medidas necessárias para o combate do desemprego.

Neste cenário, a popularidade do presidente pode cair ainda mais, levando a uma dissolução da aliança governista e consequentemente uma aceleração do processo eleitoral, o que seria péssimo para o mercado acionário, que tenderia a assumir uma tendência de baixa definida (em dólar) e trazer de volta o nervosismo ao mercado cambial. Em qualquer dos cenários previstos, imaginamos uma tendência definida com volatilidade e liquidez maiores que a vista até junho, o que deverá favorecer nossa estratégia para os fundos.

O mês de julho foi marcado por uma forte queda no índice Bovespa, que teve uma oscilação média de -7,92%. No entanto, não observamos aumento na volatilidade dos fundos.

Aquecimento na economia norte-americana provoca queda

O mês de julho começou com o mercado otimista com a adoção de um viés neutro para as taxas de juros pelo FED. O Dow Jones chegou a atingir a sua alta histórica em 6 de julho (11.252,27 pontos). Contudo, após os discursos de Greenspan, o mercado voltou a ficar preocupado com o aquecimento da economia.

Preocupações com sinais de que uma inflação potencial provoque uma nova elevação nas taxas de juro começaram vir à tona.

Diante de tal cenário o mercado recuou fortemente, com o índice Dow Jones fechando o mês em queda de 2,88%.

Nova Legislação na Indústria de Fundos O Banco Central acabou com o compulsório

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com