TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Do Desempenho De Longo Prazo Das Carteiras De Ações De Fundos De Investimento Multimercado Macro No Brasil No Período De 2005 A 2010

Artigos Científicos: Análise Do Desempenho De Longo Prazo Das Carteiras De Ações De Fundos De Investimento Multimercado Macro No Brasil No Período De 2005 A 2010. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 5

1. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

MELO, Rodrigo Alves de. MACEDO, Marcelo Álvaro da Silva. Análise do Desempenho de Longo Prazo das Carteiras de Ações de Fundos de Investimento Multimercado Macro no Brasil no Período de 2005 a 2010. In: 11º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, São Paulo: USP, 2011. 17 p.

2. CREDENCIAIS DOS AUTORES

Rodrigo Alves de Melo, possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS. É mestre em Economia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RJ. Atua na área de Ciências Sociais Aplicadas, em Economia.

Marcelo Álvaro da Silva Macedo, possui graduação em Administração Pública e de Empresas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É mestre em Engenharia de Produção, pela Universidade Federal Fluminense. Doutor em Engenharia de Produção, pela COPPE-UFRJ e fez Pós-Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP. Também possui Formação de Professores Em Mercados Futuros Agrope, pela Universidade de São Paulo, USP. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro no Departamento de Contabilidade da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC). Tem atuado na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Desempenho Organizacional, Controladoria e Finanças Corporativas, Teoria da Decisão e Métodos Quantitativos Aplicados.

3. CONHECIMENTO

O estudo tem como alvo estudar o desempenho de longo prazo das carteiras de ações dos fundos de investimento da categoria multimercado macro no Brasil entre abril de 2005 a março de 2010.

Busca avaliar, o desempenho por meio da análise de seletividade, o desempenho global por meio da utilização da Análise Envoltória de Dados (DEA), a persistência da seletividade ao longo dos dois períodos de longo prazo analisados, a existência de influências do tamanho, do público-alvo e do perfil de risco desses fundos, tanto na seletividade quanto no indicador de desempenho da DEA.

Dentro desse universo os instrumentos estatísticos utilizados para verificar a influência das variáveis de controle no desempenho e a persistência de performance foram o teste de Mann- Whitney e o coeficiente de correlação de Spearman, respectivamente. Já para o cálculo do alpha de Jensen foi utilizada análise de regressão linear simples. Não foram verificadas influências significativas das variáveis de controle e de modo geral, os portfólios não conseguiram apresentar persistência de desempenho.

A técnica DEA possibilitou a composição de um ranking da eficiência das carteiras levando-se em consideração o retorno acumulado, o risco sistemático e o risco total das mesmas e somente um fundo apresentou máxima eficiência para o período estudado. Finalmente, foi possível verificar relação entre sucesso da estratégia de stock picking e o desempenho obtido pela aplicação da DEA.

O assunto, portanto, exige conhecimento prévio dos fundamentos da economia, inflação, taxa de juros, carteiras de ações, fundos de investimento multimercado, fundos de ações, mercado financeiro, entre outros.

4. CONCLUSÃO DOS AUTORES

As conclusões apresentadas ao final do texto confirmam que esse estudo buscou analisar minuciosamente o desempenho dos fundos multimercado macro, e para isso, decompôs algumas carteiras de ações mensais e conseguiu isolar os ativos de renda variável do mercado à vista, a fim de calcular se os gestores destes ativos conseguiram apresentar metodicamente bons resultados a partir da utilização de estratégias específicas do mercado acionário, o que, de um modo geral, não pôde ser evidenciado no período estudado.

Afirma que das trinta carteiras avaliadas (carteiras comparáveis, ou seja, devem apresentar riscos similares e também estarem sujeitos às mesmas restrições em relação à política de investimentos) somente quatro apresentaram evidências de estratégias bem-sucedidas de seletividade de ativos subavaliados. Na aplicação da DEA apenas um portfólio apresentou eficiência máxima e somente quatros deles localizaram-se no quartil superior de eficiência.

Com relação à influência das variáveis de controle no desempenho das carteiras de ações, não foram encontradas diferenças significativas no indicador de seletividade entre os fundos maiores e menores, exclusivos e não exclusivos ou alavancados e não alavancados.

5. QUADRO DE REFERÊNCIAS DOS AUTORES

A pesquisa se desenvolve segundo pensamentos propostas por pesquisadores os quais dão embasamentos que contribuem assim com informações necessárias que auxiliam no esclarecimento do estudo.

Segundo Vergara (2009), este estudo pode ser caracterizado como descritivo e explicativo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com