TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Veblen, Thorstein - A Teoria da Classe do Lazer-

Por:   •  10/8/2021  •  Artigo  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 5

A Política, Livros I, II e III.

1253a

“O Homem isolado – incapaz de compartilhar os benefícios da associação política, ou que não precisa compartilhá-los por já ser autossuficiente – não é parte da pólis e deve, portanto, ser uma besta ou um deus”.

1280a-b

“Uma pólis não é uma associação visando à permanência em um local comum ou algo que tenha como objetivo evitar a injustiça mútua ou facilitar o intercâmbio (...). A finalidade e o propósito de uma pólis é uma vida boa, e as instituição da vida social são meios de atingir essa finalidade”.

1621a1- 15, 20

“Todavia, é evidente que uma cidade que se torna cada vez mais unitária deixaria de ser cidade. Uma cidade é, por natureza, uma pluralidade e ao tornar-se ainda mais unitária, passará de cidade a casa, e de casa a homem individual, já que podemos afirmar que a casa é mais unitária do que a cidade. Assim, mesmo que alguém conseguisse isto não o deveria fazer, dado que destruiria a cidade. Por outro lado, não só a cidade consiste numa pluralidade de indivíduos, como estes também diferem em espécie; uma cidade não nasce de indivíduos idênticos.”

1623b-35

“Mas, como dissemos antes, a cidade é uma pluralidade, que deve ser convertida em comunidade através da educação”

Como se vê, Aristóteles dá continuidade ao estudo de temas abordados em Platão, tais como o papel do cidadão na pólis, a finalidade de uma comunidade política e a procura pelo melhor regime político. Todavia, enquanto na República Platão faz uma analogia entre indivíduo e cidade, em Política Aristóteles entende que a diferença entre eles ultrapassa a mera questão de gradação.

Comente estas passagens pensando no tipo de relação que os diferentes autores estabelecem com a pólis ideal, em termos de propósito da comunidade política, o regime político mais adequado, e como deve ser distribuída a autoridade política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (67.9 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com