TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria do Lazer - Lazer Artistico

Por:   •  22/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.851 Palavras (8 Páginas)  •  4.987 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Entende-se arte como toda atividade ligada a manifestações e concepções de ordem estética, e seu executor/mentor/criador que através da qual se expressa e comunica como o artista.

Enxergamos que a arte sempre esteve ligada a própria história do homem, através da qual ele se comunicou, contou histórias, revolucionou, deu marcas, emocionou e juntamente com o homem, a arte se desenvolveu, espalhou e multiplicou, se ramificou e hoje a temos apresentada em diversas formas: a plástica, a música, o teatro, o cinema, esculturas, poesias, a dança, entre outras.

Buscamos mostrar a maioria dessas manifestações artísticas, sendo uma maneira de representar o modo de pensar sobre as mudanças da sociedade ao longo dos tempos a transformação que a arte sofreu pelas mentes geniais e criativas.

2 LAZER

Na literatura, Dumazedier, define o lazer como libertário, desinteressado, hedonístico e pessoal, ou seja, lazer é o que você faz no seu tempo livre sem interesse nenhum.

O lazer é um direito de todos e deve ser praticado da forma com que o indivíduo deseja e lhe proporcionando prazer.

Diferente do ócio, o lazer não está relacionado ao tempo inútil ou improdutivo. O descanso relacionado ao lazer tem contato direto com o tempo livre do indivíduo.
         (DUMAZEDIER, 1974,
p. 24) cita:

“O lazer é estudado, sobretudo em suas relações com o trabalho (B. Filipcova, G. Friedmann, S. Parker, G. Prudenski, D. Riesman), com a família (W. Scheuch), com o status da mulher (F. Govaerts), com a Juventude (A. Villadary), com a religião (J. Pieper, H. Cox), com a política (S. Lipset) e com a cultura (P. Bosserman, M. Kaplan, H. Wilensky). É tratado como um quadro temporal í (G. Prudenski, G. Petrosjan, A. Szalai) em relação à vida cotidiana (H.Lefebvre, C. Busch), como um conjunto de atividades (Littunen) ou um sistema de valores (S. de Grazia), em relação com a ideologia (M. F. Lanfant). ”

O lazer pode ser praticado como:

Interesse Artístico (Manifestações artísticas), Intelectual (Participações em cursos, Encontros para leitura...), Manual (Capacidade de manipulação), Social (Festas, bailes, bares e cafés, frequência em associações (clubes...), Físico-Desportivo (Práticas esportivas), Turístico (Passeios e viagens).

3 HISTORIA DA ARTE

A arte que seja cultural, a dança, pintura, música e teatro são tão necessárias para o ser humano como é comer e dormir. Para muitos povos a manifestação artística está ligada a rituais e são consideradas como sagradas, a arte é um poder de comunicação, onde se coloca seu sentimento mais profundo. Os africanos, por exemplo, consideram a dança uma das formas de comunicação não verbal. Através dela romperam com muito esforço barreiras, podendo expressar a sua história e cultura através do corpo.

A arte é influenciada todo o tempo, ela é um reflexo da cultura e da história, desde a pré-história até os dias atuais

Autores como Hegel e Ricciotto criaram uma lista do que pode ser considerado arte hoje em dia, levando em consideração as influencias tecnológicas.

1º. Música -  baseada em sons e ritmos

2º Dança/Coreografia - Arte expressada através do movimento do corpo, baseada em algo ou livre

3º Pintura – Relacionada a cor e suas variações

4º Escultura – Criação de artes plásticas em relevo utilizando um determinado material

5º Teatro – Encenação de uma determinada história com um ou mais personagens.

6º Literatura – Utiliza a palavra para a criação de histórias ou poesias

7º Cinema – Arte e técnica criada para a reprodução de imagens em uma tela

8º Fotografia – Se baseia apenas em imagens

9º Histórias em Quadrinhos – Utilizam as cores, imagens e palavras para contar uma historia

10º Arte Digital – Produzidas por programas de computador com relação a arte gráfica.

3.1 Pré-história

Época que antecede a escrita, portanto não há nenhum documento que revele algo sobre esse período.

Aproximadamente 30.000 A.C no período paleolítico foi quando surgiram as pinturas e esculturas, que são consideradas as primeiras manifestações artísticas.

A pré-história é dividida em 3 períodos: Idade da pedra lascada, idade da pedra polida e idade dos metais

3.1.1 Idade da Pedra Lascada

Utilizavam das mãos para fazer as pinturas rupestres, os materiais variavam de sangue de animais, carvão ou algum tipo de material que surgiria dos vegetais ou das triturações de pedras.

Usavam o naturalismo para se expressar, pois desenhavam exatamente aquilo que eles poderiam ver, como animais, vegetação e homens, além de símbolos no qual a interpretação deles ainda é um mistério. Normalmente as pinturas eram feitas pelos caçadores, como tinham crença na magia, eles acreditavam que ao desenhar determinado animal poderiam captura-lo com mais facilidade posteriormente.

Nesse período a dança já era utilizada também como ritual para celebrar suas crenças.

3.1.2 Idade da pedra polida

É o período onde começam a surgir as primeiras arquiteturas e artesanatos, os homens já deixavam de ser tão selvagens para ser tornar mais racionais. A cerâmica começava a ser produzida, valorizando muito sua beleza, não apenas o objeto.

3.1.3 Idade dos Metais

A arquitetura e a criação de objetos passam a ser mais bem-feitas, descobre-se os metais e surge aqui também os objetos de ferro, como espadas, lanças e escudos.

3.2 Idade Antiga

De 4000 a.C a 476 d.C, início da escrita avançada, acreditavam em uma realidade mística. Cada civilização possuía sua forma de manifestação artísticas, as principais foram as artes egípcias, gregas e romanas.

Arte Egípcia constitui-se na criação dos símbolos para a comunicação, os hieróglifos. Manifestavam sua arte criando estatuas para os deuses, túmulos para os faraós, vasos e arquitetura; na Arte Grega as pinturas, estatuas e monumentos feitos com perfeição valorizando todos os seus aspectos; Arte Romana se destacou principalmente pela construção de grandes teatros, casas e templos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (139.7 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com