TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vigiar e punir

Por:   •  16/6/2015  •  Resenha  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

A obra vigiar e punir de Michel Foucault, mudou a maneira de pensar e fazer politica. Em uma analise isolada da Terceira parte: Disciplina, Capítulo I Os Corpos Dóceis, observa-se como o autor apresenta o sujeito subjugado, ou seja, como um sujeito ou entidade domina uma pessoa ou um grupo de pessoas.

Foucault apresenta a ideia de dominação, analisando a maneira como as fábricas, o exército, as escolas e as igrejas, no inicio do século XVII até o século XVIII, disciplinavam e dominavam as pessoas. Dentro desses ambientes se observava a necessidade de um controle em cima dos indivíduos que ali estavam, por isso, essas entidades desenvolveram métodos de dominar essas multidões com mais facilidade, controlando o individual e o coletivo. Vale ressaltar que, essa dominação e disciplina, não se estrutura em métodos como, por exemplo, os da escravidão ou, ate mesmo, a domesticidade, mas sim em estruturas próprias de controle e disciplina, que tem um único objetivo que autor resume com a seguinte frase: [...a disciplina fabrica assim corpos submissos e exercitados, corpos “dóceis”.].

Sendo assim, o autor nos apresenta essas metodologias claramente e esquematizadas. A disciplina inicia-se, em primeiro lugar, na distribuição dos indivíduos no espaço, da qual se faz por diferentes técnicas, dentre elas o autor cita a cerca, que nada mais é reunir um grupo de pessoas em um mesmo teto, em um mesmo ambiente, local, por exemplo, os quartéis e os colégios,como ele menciona. Neste mesmo ambiente separa-se os indivíduos por setores, nesses setores cada indivíduo no seu lugar; e em cada lugar, um indivíduo. Nesse mesmo quadro, cada indivíduo se localiza em um lugar, esses lugares são distribuídos em filas. O autor define essa organização da seguinte maneira: [...transformar as multidões confusas, inúteis ou perigosas em multiplicidades organizadas.], pela qual [... tem por função caracterizar e construir classes.]. Dessa estrutura de distribuição do indivíduo no espaço, se necessita o controle das atividades; começa pelo essencial o horário, que regula e controla entrada, saída e todos os eventos que ocorrem no ambiente. Do mesmo principio de tempo, surge o ritmo que sera empregado no ato, a sincronia que os indivíduos terão na ação em conjunto. Sendo essas ações definidas, dando eficácia e rapidez (Um corpo disciplinado é a base de um gesto eficiente.). Dá-se à relação corpo-objeto, a engrenagem entre um e outro. Tudo isso em conjunto tem sua eficácia na utilização exaustiva. Essa disciplina e repetição exaustiva pelo qual o corpo e submetida, faz surgir novos mecanismos de poder.

Portanto, esta disciplina das individualidades constrói para os corpos que controla quatro características, e constrói por reflexo uma individualidade que é: celular, distribui os corpos no espaço; orgânica, as atividades para os corpos tornam-se “naturais”; genética, com o tempo as atividade dos corpos se controla e evolui; e por ultimo, a combinatória, a combinação da força de um corpo com outro corpo surge uma força em massa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com