TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão geral do livro Empreendedorismo

Resenha: Visão geral do livro Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2015  •  Resenha  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 4

Capítulo 2 - O Processo Empreendedor

Foram mostradas neste capítulo provas da influência positiva que o empreendedorismo vem causando no desenvolvimento econômico dos países, além de nos mostrar também a forma com que os países vem tratando este assunto. Conhecemos a história do surgimento do empreendedorismo, passando pelas definições e comparações com as definições administrativas, até chegarmos ao entendimento do processo empreendedor.

Vimos também um panorama geral do grau de desenvolvimento em que o empreendedorismo brasileiro e mundial se encontram atualmente, além de como serão as perspectivas para os anos seguintes.

Capítulo 3 - Identificando Oportunidades – Parte I

No capítulo 3 foram mostrados quais são os tópicos referentes ao surgimento de novas idéias e de como podemos torná-las oportunidades reais de negócio. Também analisaram o estímulo da criatividade nas pessoas de forma direta com sugestões de fontes para novas idéias.

Foi abordado como identificar e analisar as idéias de oportunidades de negócios com um roteiro prático a ser seguido que nos ajuda a medir o quanto determinada oportunidade é atrativa ou o quanto pode agregar ao determinado negócio.

Capítulo 4 - Identificando Oportunidades – Parte II

Nesta segunda parte foi inserida a internet no contexto de empreendedorismo e nos foi apresentado algumas oportunidades existentes na internet brasileira, além dos modelos de negócios mais utilizados na rede.

Aprendemos também que todo negócio, por mais inovador que seja, precisa ser baseado em receita e lucros para chegar ao sucesso. A internet brasileira está no começo e se desenvolvendo rapidamente, portanto ainda existem muito pontos a serem explorados trazendo assim boas oportunidades de negócios para jovens empreendedores.

Vimos alguns exemplos de sucesso e alguns exemplos de fracasso de empreendedores que resolveram criarem negócios baseado na internet.

Capítulo 5 - O Plano de Negócios

Neste capítulo foram analisadas todas as variáveis que fazem parte da elaboração de um plano de negócios, os motivos pelo qual o plano de negócios é hoje uma ferramenta indispensável no nascimento de novas empresas, tornando possível que o empreendedor entenda todo o processo de criação e implantação de seu novo negócio.

Conhecemos alguns roteiros para a criação do plano de negócios, porém ficou claro que não existe um roteiro padrão que se aplique a todos os tipos de negócios, portanto cada plano possui sua particularidade o tornando único.

Vimos à importância de utilizar o plano de negócios também como ferramenta de gerenciamento da determinada empresa. Por último vimos como as Universidades americanas costumam incentivar os jovens empreendedores com a criação de concursos de planos de negócios que muitas vezes premiam em dinheiro o projeto vencedor, fazendo com que o mesmo possa nascer.

Capítulo 6 - Criando um Plano de Negócios Eficiente

No capítulo 6 foi passado cada aspecto relevante para a construção de um plano de negócios completo e eficiente. Aprofundamos o conhecimento em cada parte do plano de negócios em detalhes, como por exemplo, preocupações com a criação da capa, depois a confecção do sumário e do sumário executivo, após vimos como deve ser a descrição da empresa e de seus produtos, aprendemos sobre a análise de mercado e dos possíveis concorrentes, vimos também como dever se a composição de uma estratégia de marketing e uma análise estratégica da empresa, chegando até os aspectos financeiros do plano de negócios.

Ficou claro o tamanho da importância de um plano de negócios bem elaborado, seja para uma empresa que precisa ou não de investidores externos. Identificamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com