TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO

Artigo: ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  999 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 2

Responder às questões a seguir.

1) Quais são os principais objetivos da ergonomia?

R: A ergonomia estuda os diversos fatores que influem no desempenho do sistema produtivo sendo que todo posto de trabalho exige tarefas, maquinas e equipamentos, Organização do Trabalho e Ambiente físico tudo isso são diversos fatores que influencia no sistema produtivo, gerando:

• Entradas: Matéria-prima, energia (gasta) e informações.

• Consequências do trabalho como: Fadiga, Estresse, Erros, Acidentes.

• Subprodutos: Sucatas, Rejeitos, Lixo.

• Saídas: Produtos, Energia (gerada) e conhecimentos.

Contendo todas essas informações, a ergonomia procura reduzir a fadiga, estresse, erros e acidentes, proporcionando segurança, satisfação e saúde aos trabalhadores, durante o seu relacionamento com esse sistema produtivo. A eficiência virá como consequência. Em geral, não se aceita colocar a eficiência como objetivo principal da ergonomia, porqueela, isoladamente, poderia justificar medidas que levem ao aumento dos riscos, além do sacrifício e sofrimento dos trabalhadores, Isso seria inaceitável, porque a ergonomia visa, em primeiro lugar, a saúde, segurança e satisfação do trabalhador

2) Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a II Guerra Mundial?

R: Com o aparecimento da II Guerra Mundial (1939-1945), os conhecimentos científicos e tecnológicos disponíveis foram utilizados ao máximo, para construir instrumentos bélicos relativamente complexos como submarinos, tanques, radares, sistemas contra incêndios e aviões. Estes exigiam muitas habilidades do operador, em condições ambientais bastantes desfavoráveis e tensas, no campo de batalha. Os erros e acidentes, muitos com consequências fatais, eram frequentes. Tudo isso fez redobrar o esforço de pesquisa para adaptar esses instrumentos bélicos às características e capacidades do operadores, melhorando o desempenho e reduzindo a fadiga e os acidentes.

3) Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde a sua origem?

R:Consideram-se 3 pontos fundamentais na evolução da ergonomia :

Onde o estudo centralizavasó sobre a máquina, e o trabalhador tinha que se adaptar. Assim, selecionava e formava operador conforme as exigências, onde se passava por uma longa e difícil aprendizagem;Conforme vários problemas e dificuldades o estudo começou a darênfase ao trabalhador, procurando uma modificação das máquinas onde o homem se melhor adaptava;Considera-se a analise do sistema homem-máquina ou mais corretamente homem-trabalho.

4) No que consiste a abordagem macroergonômica ?

R:Um exemplo é o grau de informatização a ser adotado na empresa, com postos de trabalho informatizados e uso de robôs. Isso pode refletir no nível de emprego, qualificação de trabalhadores, organização da produção e realização de investimentos. Essa visão macroergonomica tem proporcionado, em alguns casos resultados melhores do que aquela abordagem micro dos trabalhadores individuais ou em postos de trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com