TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

О Mercado e a Gestão de Pessoas

Pesquisas Acadêmicas: О Mercado e a Gestão de Pessoas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.043 Palavras (9 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

JURACI GUILHERME DA SILVA

“GE CELMA” (O MERCADO E A GESTÃO DE PESSOAS)

Arapiraca

2013

JURACI GUILHERME DA SILVA

“GE CELMA” (O MERCADO E A GESTÃO DE PESSOAS)

Trabalho apresentado ao Curso Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Desenvolvimento de Pessoas, Qualidade de vida e Segurança no Trabalho e Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa

Prof.:Carlos Eduardo de Souza Gonçalves;

Marilucia Ricieri;

Fábio Henrique ribeiro;

Henry Nonaka.

ARAPIRACA

2013

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como alvo apresentar o Mercado e a Gestão de Pessoas, tendo em vista o seu desenvolvimento para as empresas que buscam o profissional de sucesso. Apresentaremos no decorrer do trabalho pontos especificos, tendo em vista a qualidade e segurança no trabalho, onde serão aplicados no decorrer do trabalho os demais já citados.

2 DESENVOLVIMENTO

O MERCADO E A GESTÃO DE PESSOAS

Neste mundo globalizado não se pode saber apenas o essencial, pois as empresas buscam o profissional que se encontra “antenado” e que possua conhecimento de todas as áreas, sendo que para um gestor de recursos humanos também é necessário, ter conhecimento específico sobre o que lhe é pertinente.

O grande diferencial competitivo das organizações está em atrair e manter talentos, equilibrando uma formação entre a psicologia e a administração geral, o perfil do gestor de recursos humanos atende a esta demanda crescente no mercado de trabalho por um profissional que conheça tanto os princípios para manter os talentos na organização quanto as políticas de gestão de pessoas para atingir as metas organizacionais.

A administração é uma ciência social aplicada, fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção. A administração estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz, retorno financeiro de forma sustentável e com responsabilidade social, ou seja, é impossível falar em Administração sem falar em objetivos, pois nenhuma organização por melhor que seja dispõe de todos os recursos, e também a capacidade de processamento de informações do ser humano é limitado.

As relações interpessoais podem ser consideradas todas e quaisquer contatos entre pessoas, esses contatos ocorrem entre indivíduos em diferentes circunstâncias e diferentes espaços, voltados tanto para o âmbito tecnológico e educacional

2.1 DESENVOLVIMENTOS DE PESSOAS

1.Com base nos conteúdos apresentados na disciplina no que tange ao Treinamento e Desenvolvimento, descreva qual a estratégia adotada pela GE CELMA para alcançar esse objetivo?

A estrategia adotada foi a construção de time em trabalho de equipe. Sabemos que na maioria dos grupos de trabalho não possui as caracteristicas de um time ou equipe, com isso as pessoas apoiam umas às outras, colaboram livremente e se comunicam abertamente e com clareza. O trabalho em equipe acarreta em vantagens tanto para empresa, quanto para os seus membros sendo a colaboração um dos principais beneficios. Onde a empresa citada depende da equipe para atingir sua meta estrategica e operacional.

2. Com base nos conteúdos trabalhados na disciplina quais as vantagens de se utilizar as dinâmicas de grupos nos processos seletivos?

R: As dinâmicas de grupo pode ter diferentes funções: servir de instrumento terapêutico, como meio de formação e treinamento em relações humanas ou como forma de pressão sobre o individuo. O grupo é um caminho para se alcança mudanças de hábitos, atitudes e preconceitos. Existem vários tipos de técnicas de dinâmica de grupo, as quais buscam desenvolver nas pessoas caracteristicas tais como: a empatia, o controle emocional, o conhecimento de si mesmo em relação aos outros, a capacidade de ouvir, de conviver, etc. Além disso a dinâmica de grupo possibilita a observação de traços da personalidade de um profissional de determinada área.

2.2 QUALIDADE DE VIDA E SEGURANÇA NO TRABALHO

1. Com base nos conteúdos trabalhados na disciplina, faça um comentário apresentando os benefícios gerados pelo processo de integração de trabalhadores focando aspectos ligados à disciplina de qualidade de vida e segurança no trabalho.

R: Um sistema integrando a Gestão da Qualidade, Segurança, Meio-Ambiente e Saúde, uma vez implantado corretamente, minimiza e aperfeiçoa os processos e os componentes dos vários sistemas. Tanto na rotina operacional como nas obras de expansão e de manutenção, as figuras do engenheiro e do técnico de segurança do trabalho tem demonstrado, cada vez mais, sua importância na prevenção de acidentes, isso só é possível através de uma integração feita pelos profissionais da área de segurança para os novos integrantes dentro da empresa. A qualidade de vida no trabalho, além de ser um componente indispensável para a melhoria da produtividade e competitividade, também é crucial à sobrevivência de toda e qualquer empresa.

2.2.1 EXEMPLOS DE EMPRESAS.

2.2.1.1.1 AMANCO - MEXICHEM BRASIL

A Marca Amanco pertence a Mexichem, grupo de empresas químicas e petroquímicas líderes no mercado latino americano. Com sede em São Paulo, O Grupo Mexichem é o maior produtor de resinas de PVC na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com