TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado E A Gestão De Pessoas

Trabalho Escolar: O Mercado E A Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 5

Levando-se em consideração as constantes mudanças do mundo moderno e as pressões intelectuais e emocionais que o ser humano vê-se obrigado a enfrentar, a gestão em Recursos Humanos tem o papel de resgatar essa dimensão humana através de vários e importantes segmentos de análise e estudo que são a Tecnologia e o Desenvolvimento Humano, a Teoria Geral da Administração, o Relacionamento Interpessoal e a Analise Economica e Social.

Na Tecnologia e Desenvolvimento Humano, a informação constitui o suporte de uma organização e é um elemento essencial e indispensável a sua existência. Na era da informação, a vantagem competitiva está no uso das tecnologias, na melhor transformação delas em informação e na sua capacidade de geração de conhecimento a partir delas. Sem dúvida, a humanidade está posta diante da era digital. Ainda é uma novidade com muitas particularidades e aspectos a serem explanados, debatidos e revisados, onde a forma de relacionamento interpessoal se torna um paradoxo entre vinculo estreito e ao mesmo tempo abstrato e direito à privacidade, um conceito a ser posto em questão.

A tecnologia pôs em curso uma revolução que ultrapassa as fronteiras do campo meramente técnico. O desenvolvimento humano está anexo à tecnologia, em face disso podemos observar ao longo do tempo o processo de evolução que o ser humano conseguiu com o uso das tecnologias de informação. Rompeu-se as fronteiras do desconhecido e a cada dia aprendemos mais e mais, estreitamos as nossas relações comerciais, laços familiares, podemos conhecer o mundo com o simples toque das mãos em um teclado de computador. Por cada uma dessas pequenas, médias e grandes inovações podemos afirmar que o homem é um ser em constante aprendizado e evolução e aliado com todas as tecnologias mostra que não há barreiras para o conhecimento.

Na Teoria Geral da Administração temos os estudos realizados por Taylor e Fayol. Estes estudos demonstram o interesse em motivar o funcionário e dar subsidios para que este produza mais, enquanto que os administradores tem em seu poder a responsabilidade de administrar bem. As teorias serviram e ainda servem para orientar o trabalho das organizações em suas tomadas de decisões.

No Relacionamento Interpessoal, podemos considerar todo e qualquer contato entre pessoas, ocorrendo em diferentes circunstâncias ou lugares, voltados para o lado educacional como para a própria empresa. Relacionar é dar e receber ao mesmo tempo, é abrir-se para o novo, é aceitar fazer e fazer-se aceito. O trabalho em equipe é um fator de interação do relacionamento interpessoal.

O relacionar-se bem, a boa comunicação e valorização do profissional permite maior cooperativismo entre o gestor e demais membros por meios de trocas de experiência e conhecimentos, possibilitando maior expressão de suas competências e contribuição para desenvolver as atividades da equipe de trabalho.

O desenvolvimento das relações interpessoais é fundamental, pois esse é o eixo existencial para que os indivíduos possam alcançar uma integração real e um rendimento efetivo, o ambiente de trabalho pode influir no comportamento das pessoas e, por conseguinte influenciar nas relações interpessoais que por conseqüência poderá afetar o progresso e os resultados das empresas em todos os sentidos. Esse desenvolvimento pode ser planejado para atender objetivos tanto individuais como grupais.

Pode-se considerar que relacionar é dar e receber ao mesmo tempo, é abrir-se para o novo é aceitar e fazer-se aceito, buscar ser entendido e entender o outro. A aceitação começa pela capacidade de escutar o outro, colocar-se no lugar dele e estar preparado para aceitar ao outro em seu meio. Um dos fatores que colaboram para a realização favorável das relações interpessoais é o trabalho em equipe, no qual o grupo busca uma interação entre o objeto e sua finalidade. Na área empresarial, pode-se observar a integração existente entre o administrador e seus colaboradores, no qual se objetiva trabalhar para a realização do objetivo comum da empresa, que é: alcançar metas.

O sucesso de qualquer instituição deve-se ao desenvolvimento continuo da relação interpessoal, ou seja, saber relacionar-se bem com as pessoas e também ter uma comunicação forte e positiva onde gestor e colaborador possam se interagir. A inexistência da comunicação entre os indivíduos em ambientes de trabalho é um fator negativo que influencia diretamente na organização de pessoas e consequentemente na má qualidade do processo produtivo.

Na Análise Economica e Social estudamos a maneira de utilizar ou empregar, racionalmente, os recursos escassos que encontramos hoje em nossa sociedade. Recursos esses que vão desde a matéria-prima a busca pela mão-de-obra especializada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com