TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO, PESSOAS E MERCADO

Ensaios: ORGANIZAÇÃO, PESSOAS E MERCADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2013  •  2.504 Palavras (11 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 11

1INTRODUÇÃO

Este trabalho de pesquisa sobre estudo de caso “Pague Bem” tem como objetivo nos ensinar sobre como se deve analisar um Balanço Patrimonial e Desmonstração de Resultado do Exercício de uma empresa, dentro de todas as ferramentas que um administrador tem ao seu favor. Representam as metas ou resultados organizacionais pretendidos e a obter no futuro ou, por outras palavras, o propósito que justifica toda a actividade desenvolvida ou mesmo a própria existência da organização. Naturalmente, todas as organizações devem determinar não

apenas os seus objectivos, mas também definir as medidas e formas de actuação e de alocação de recursos que se pensam mais adequadas para os atingir. Envolvente externa da organização que, de forma directa ou indirecta, influencia a sua atuação e o seu desempenho. Nesta envolvente externa inclui-se o contexto económico, tecnológico, sócio-cultural, político-legal, e ainda um conjunto de elementos que actuam mais próximo e directamente com a organização, tais como os clientes, os fornecedores, os concorrentes, as organizações sindicais, a comunicação social, entre outros.

BALANÇO PATRIMONIAL DA EMPRESA

A) LIQUIDEZ CORRENTE:

AC / PC

887.200 / 403.100 = 2,20

B) LIQUIDEZ SECA:

(AC – Estoques) / PC

(887.200-320.000) / 403.100= 1,40

C) LIQUIDEZ IMEDIATA:

Disponível / PC

121.700 / 403.100= 0,30

D) PARTICIPAÇÃO DE CAPITAIS DE TERCEIROS:

(PC + Passivo Não-Circulante) / Patrimônio Líquido

(403.100+335.000) / 774.100= 0,95

E) COMPOSIÇÃO DO ENDIVIDAMENTO:

PC / (PC + Passivo Não-Circulante)

403.100 / (403.100+335.000)= 0,54

F) IMOBILIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO:

(Investimentos + Imobilizado + Intangível) / PL

(115.000+230.000+70.000) / 774.100= 0,53

G) MARGEM LÍQUIDA:

Lucro Líquido / Receita Operacional Líquida

90.000 / 1.796.000= 0,0501

H) RENTABILIDADE DO ATIVO:

Lucro Líquido / Ativo Total

90.000 / 1.512.200= 0,0595

I) RENTABILIDADE DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO:

Lucro Líquido / Patrimônio Líquido

90. 774.100= 0,1162

1. Comprar ou não eis a questão?

Prezado Sr. Matos com base nas informações apresentados no Balanço Patrimonial e na Demonstração do Resultado do Exercício

da Empresa Pague Bem Ltda, agradeço a vossa confiança depositada em minha análise, recomendo a compra desta empresa, tomando-se por referência os índices apresentados.

2. PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

A) Importância da realização de um processo de recrutamento e seleção:

A importância de um processo é fazer com que as pessoas que trabalhem sejam integrantes ativas e de extrema importância para a empresa que quer chegar ao sucesso. Os objetivos organizacionais podem ser atingidos somente com, e através de pessoas, por isso a importância do cuidado com a condução do processo de seleção. O objetivo maior desta é contratar os melhores dentre os candidatos, um processo pelo qual se faz a escolha dos candidatos que possuam o perfil necessário para ocupar o cargo. O alinhamento dos recursos humanos e planejamento estratégico é uma poderosa ferramenta para a construção e a consolidação da imagem da empresa. Apenas com o planejamento é possível estabelecer uma comunicação integrada que dê consistência e potencialize a mensagem em todos os pontos de contato com o mercado, ele é um dos elementos mais importantes para uma boa gestão de pessoas, é um processo pelo qual a organização garante o número certo e as pessoas apropriadas, no lugar certo. O recrutamento nunca teve importância tão significativa nos resultados de uma empresa como no mercado atual, uma prática bem desenhada, integrada e implementada terá um impacto positivo na empresa.

B) Processos de recrutamento e seleção:

Assessment

É uma metodologia de avaliação que consiste na análise de comportamentos baseada em múltiplos inputs, utilizando múltiplas técnicas,

métodos e instrumentos de avaliação, baseados nas competências a avaliar. Tem a participação de vários observadores.

Headhunting

Abordagem confidencial e direta de quadros superiores, com o objetivo de selecionar os profissionais que se destacam no seu setor de atividade, quer pelos seus conhecimentos técnicos quer pela sua experiência.

Ínterim management

Serviço de Recursos Humanos em que se podem ter pessoas disponíveis em poucos dias em oposição aos processos de recrutamento, sempre mais demorados em termos de admissão. A temporalidade destes projetos permite que especialistas muito experientes estejam disponíveis para projetos cujo conhecimento necessário é inferior aquele que terão de disponibilizar. Há foco total na missão a desempenhar.

Outplacement

O outplacement é uma forma de ajudar os indivíduos a prosseguirem a sua vida profissional e na maior parte dos casos isto significa arranjar uma nova oportunidade profissional. A empresa prestadora de serviços nesta área pode trabalhar num caso individual ou num grupo de pessoas.

Outsourcing

O ato de terceirizar um serviço não considerado central para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com