TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MERCADO E A GESTÃO DE PESSOAS

Artigos Científicos: O MERCADO E A GESTÃO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância da Teorias da Administração, quem tem uma tarefa básica que é a de fazer as coisas através das pessoas. Relações Interpessoais tem como objetivo do relacionamento humano, Tecnologia e Desenvolvimento Humano retratam a importância da era da informação e Análise Econômica Social requer a conciliação entre amplo aprendizado e domínio da teoria econômica e acesso sistemático e contínuo às bases de dados e informações.

5

2 O MERCADO E A GESTÃO DE PESSOAS

Teorias da Administração é também conhecida como gerenciamento ou gestão de empresas, supõe a existência de uma instituição a ser administrada ou gerida, ou seja, um agrupamento de pessoas que se relacionem num determinado ambiente, físico ou não, orientadas para um objetivo comum que é a empresa. Empresa, aqui significa o empreendimento, os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo.

As instituições (empresas) podem ser públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos. A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista.

A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela teoria da contingência.

Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Cada uma dessas cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocou há seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais. A confiança entre os funcionários em relação à administração é fundamental para que o compartilhamento do conhecimento exista.

Muito importante também é ter um relacionamento bom com todos os componentes da empresa em que se trabalha para que não venha ocorrer conflitos e até mesmo possível demissão por um simples fato que se tivesse tomado cuidado não seria necessário.

6

Devemos saber que jamais nós devemos levar assuntos pessoais para dentro da empresa, pois sem eles na empresa em que trabalhamos conseguimos fluir melhor sem ter que ficar dando opiniões e explicações sobre a vida pessoal.

Temos também que tomar cuidado com o que falamos e expressamos dentro da empresa, pois muitos conflitos acontecem por causa de fofocas sabemos que algumas empresas liberam um espaço na internet mais só para alguns da empresa para poderem se comunicar melhor sobre o que está acontecendo com a empresa, mais muitas das vezes é ai que muitos erram, pois em vez de estarem usando a internet para o acesso melhor do trabalho estão usando para ficarem batendo papo em meios que de para se utilizar a comunicação com o outro.

Devemos frisar o trabalho em equipe que mesmo que seja uma equipe abalada por motivos não necessários ela deve saber que precisa do seu grupo para que juntos possam vencer seus objetivos e ajudar a empresa a crescer e se desenvolver a cada dia mais, por que sabemos que hoje em dia o mercado de trabalho está querendo um profissional adequado que se responsabilize com o seu trabalho e que de valor aquilo que ele conquistar com seu esforço, com sua eficiência, inteligência e competência.

As relações humanas devem facilitar o conhecimento dos limites, proporcionarem que as pessoas melhorem o relacionamento entre si, que torne compreensível a diferença entre grupo e equipe, é muito importante a motivação nas relações de trabalho saber identificar relações de poder e conflito no ambiente em que trabalha. Sabemos que hoje nós estamos com o meio da tecnologia cada vez mais avançada e que está ajudando muito a todos que utilizam através dela podemos nos comunicar com pessoas de outros lugares, podemos também resolver situações da empresa sem ter que viajar.

A tecnologia está sendo muito importante, pois o avanço tecnológico é cada vez mais necessário para o desenvolvimento da humanidade.

7

A importância da tecnologia da informação pode ser notada em diversas áreas. Na medicina, por exemplo, o progresso tecnológico está resultando no aumento da esperança de vida, tanto de pobres quanto de ricos. As mudanças ocorridas, como a globalização da economia, o avanço tecnológico, o conhecimento tornou-se valioso. Toda informação deve ser transformada em conhecimento e distribuída a todos interessados para que possam ter um conhecimento ativo agregando valores as pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com