TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

4 Fatores De Sucesso

Artigos Científicos: 4 Fatores De Sucesso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 2

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o sucesso dos negócios depende de muitos fatores e não apenas de uma boa idéia, de sorte, de capital ou de uma ajuda de um conhecido influente. Conheça os 4 fatores básicos que podem contribuir e muito, para o sucesso da sua futura empresa:

1. Autoconhecimento das características pessoais

O autoconhecimento é essencial. Uma pessoa que se conhece, que sabe do que gosta e que tem consciência dos seus pontos fortes e fracos terá muito mais facilidade para descobrir um empreendimento que lhe dê prazer e realização pessoal e, também, para moldá-lo de acordo com seus próprios valores e trabalhar com suas limitações.

2. Planejamento: ponto de partida para o sucesso

Independentemente do tamanho e do tipo de empreendimento que se queira criar, a tarefa número um do empreendedor que deseja encurtar o caminho e reduzir os riscos de fracasso é montar um plano de negócios. Ele precisa ser minucioso e deve levar em conta:

A análise detalhada de quem serão os clientes, os concorrentes e os fornecedores;

Os cenários (econômico, político, social, ambiental, cultural);

Os diferenciais competitivos - no que a empresa será diferente da concorrência;

As competências internas que a empresa terá - o que a empresa sabe fazer bem;

A avaliação dos recursos disponíveis - dinheiro para investimento e para capital de giro, instalações e equipamentos.

Quanto maior o tempo dedicado ao plano de negócios e mais detalhado ele for, maiores serão as possibilidades de êxito e maior será a coragem para tomar a decisão de iniciar a empresa.

3. Preparo para administrar o seu negócio

Talentos, aptidões e competências para administrar um negócio podem ser desenvolvidos e aprimorados em cursos rápidos de profissionalização empresarial disponíveis no mercado. O SEBRAE/PR oferece vários cursos que reúnem diversas soluções com essa finalidade. Além destas informações, o futuro empresário deve pesquisar sobre as particularidades de seu negócio quanto a:

Seleção, contratação e remuneração de colaboradores;

Registro de produtos/atividades especiais;

Registro de marcas e patentes.

4. Conhecimento e afinidade com o ramo de atividade

Entender como o ramo de atividade pretendido funciona, em todos os detalhes, é fundamental para o sucesso do empreendimento. Isso significa saber quais as estratégias de venda, de compra e de fabricação, ou de prestação de serviço são utilizadas e, também, qual a dinâmica do dia a dia do negócio.

É preciso estudar atentamente a possibilidade de fazer um estágio, trabalhar naquele negócio como empregado, localizar amigos que tenham um empreendimento semelhante, fazer cursos específicos sobre o ramo de atividade ou o processo de fabricação do produto.

A regra é buscar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com