TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

5 Forças De Porter

Artigo: 5 Forças De Porter. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2014  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  943 Visualizações

Página 1 de 3

O modelo das Cinco Forças de Porter destina-se à análise da competição entre empresas. Considera cinco forças que afetam a competitividade, dentre os quais uma está dentro do próprio setor e as demais são externas: Poder de Barganha dos Fornecedores; Ameaça de Produtos substitutos; Poder de Barganha dos Clientes; Ameaça de Novos Entrantes; Rivalidade entre Concorrentes.

Elas devem ser estudadas para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente, possibilitndo analisar o grau de atratividade de um setor da economia.

A indústria de redes e telecomunicações é altamente concentrado e é uma muito diferenciada, o que significa que é uma indústria que produz um segmento de produtos únicos que não podem ser encontrados em qualquer lugar.Entrar neste tipo de indústria de alta tecnologia é algo dificil. Embora em constante crescimento, parece que quase todas as empresas que entram estão sendo comprada pelas empresas existentes. Os novos entrantes tem que estar ciente dos riscos.

A fim de ganhar uma posição sobre os concorrentes, é imperativo ter uma grande quantidade de conhecimentos e de capital para investir em pesquisa e desenvolvimento, que é necessário nesta indústria de alta tecnologia. Aparentemente, há um número de obstáculos que iria manter novos entrantes de serem capazes de entrar no mercado, recursos limitados e a concorrência com os líderes da indústria estão entre os mais problemáticos:

• Falta de capital, estabelecimento e posicionamento de cliente, é um fator crucial para os novos entrantes. Seria necessário uma incrivel quantidade de capital para uma empresa entrar neste setor, começar o seu programa de Pesquisa e Desenvolvimento e manter uma vantagem competitiva para um mercado num longo período de tempo.

• Falta de fornecedores dispostas a fazer negócios com empresas da metade do tamanho das principais também pode ser mencionada como outra barreira de entrada, pois ordenam menos peças e pagam muito menos dinheiro. Assim, elas trabalhariam com a capacidade limitada, tornando dificultosa a distribuição eficaz e eficiente dos produtos fabricados.

Quando uma empresa entra em qualquer mercado existirá barreiras legais a serem superadas a maioria são bastante fáceis de superar. Muitas são as barreiras legais no mercado de redes e telecomunicações que podem causar problemas. Parte delas decorrem da importação de mercadorias de países estrangeiros. Importar estas peças é uma questão determinante, geralmente considerado um problema, mas é uma necessidade para todas as empresas. Pode levar algum tempo, paciência e trabalho legal, mas geralmente o resultado é favorável.

As patentes desempenham um papel de destaque nessa função, já que a tecnologia é o foco desta indústria. Grandes quantidades de tempo e capital são investidos em desenvolvimento de hardware e software, além dos gastos para garantir que os "segredos" sejam mantidos dentro da empresa.Mas, por exemplo, um dos mais novos serviços agrupados conhecidos nesta indústria é o “triplo play " ou “combo”, que é basicamente serviços de TV, Internet, e os serviços de telefonia, todos vendidos como um pacote_ patenteado pela Cisco. Este é um grande ostaculo para qualquer novo concorrente tentando tirar vantagem do baixo custo de serviços.

Assim, sem uma boa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com