TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

5 Forças de Porter da Netflix

Por:   •  1/10/2016  •  Resenha  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  19.558 Visualizações

Página 1 de 5

JULIA FAJARDO

LEANI – 4º PERÍODO

CEFET/RJ

A Netflix é uma empresa americana que oferece serviços de vídeo sob demanda ("streaming") e, nos Estados Unidos, também aluguel de filmes em DVD e Blu-ray com entrega pelo correio. Foi criada em 1997 após um de seus fundadores, Reed Hastings, pagar US$ 40 de multa por devolução atrasada de um filme em uma locadora de vídeo. "Tem que existir um modo melhor", foi sua inspiração. Hoje, quase 20 anos depois, ela é o principal serviço de TV por Internet do mundo, com mais de 83 milhões de assinantes em mais de 190 países assistindo a mais de 125 milhões de horas de filmes e séries por mês, incluindo séries originais, documentários e filmes. O assinante Netflix pode assistir a quantos filmes e séries quiser, quando e onde quiser, em praticamente qualquer tela com conexão à Internet.

MISSÃO

A missão principal da Netflix é conquistar o maior número de inscritos (clientes). Para isso, eles estão sempre trabalhando para melhorar a experiência do usuário, com foco no relacionamento com o mesmo, expansão de conteúdo, melhora da interface e ampliação do número de dispositivos aceitos pelo serviço. Segundo Reed Hastings, co-fundador e CEO da Netflix, “Nossa missão é permitir que seja ridiculamente fácil para todos ver seus filmes e programas de TV favoritos.”

VISÃO

De acordo com Reed Hastings, a visão da Netflix é ser o melhor serviço de distribuição de entretenimento do mundo, licenciando o maior número possível de conteúdo e criando um “ambiente” onde criadores de conteúdo consigam ter uma audiência global.

VALORES

A Netflix publicou os valores da empresa, que são: produtividade, criatividade, inteligência, honestidade, comunicação, paixão, altruísmo e confiança.

AS 5 FORÇAS DE PORTER

1) Novos Entrantes

Este ponto refere-se a entrada de novos concorrentes no mercado, que podem vir a ser sérias ameaças para a empresa. Visando sempre dificultar a entrada de empresas adversárias nesse mercado, é importante analisar as “barreiras de entrada” que o mesmo possui.

Novos entrantes não são uma ameaça muito grande ao serviço de streaming, pois além dele já estar consolidado no mercado, a diferenciação de seus produtos é muito grande. Um novo negócio precisaria de um capital inicial muito grande para competir com a Netflix.


[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

2) Ameaça de Substitutos

Essa ameaça é representada pelos produtos/serviços que tem uma finalidade semelhante ao negócio que está sendo analisado. Geralmente, não são o mesmo produto, mas atendem as mesmas necessidades.  

Por mais que existam outros serviços de streaming disponíveis no mercado – como Amazon, Hulu e HBO on demand, por exemplo –, nenhum é tão diferenciado quanto a Netflix. A maioria dos outros serviços – incluindo os mencionados anteriormente –, fazem somente streaming de séries e filmes próprios, enquanto a Netflix possui em seu catálogo tanto filmes e séries originais quanto de outras produtoras. Logo, “Substitutos” não são uma grande ameaça ao serviço.

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

3) Poder de barganha dos fornecedores

Trata-se da força demonstrada pelos fornecedores ao negociar com os compradores, ameaçando elevar preços ou reduzir a qualidade de seus serviços.

No caso da Netflix, os fornecedores são as produtoras de filmes, das quais o serviço de streaming compra os direitos autorais de certas produções para poder coloca-los no catálogo. Essas produtoras podem, no momento de renegociar contrato, escolher cobrar mais pelos direitos autorais, e a Netflix pode aceitar ou não pagar o preço que elas pedem. Visto que existem milhares de produtoras diferentes, se uma elevar seus preços e a Netflix optar por não pagar, o serviço de streaming não será muito prejudicado. Se, porém, a grande maioria aumentar seus preços, a Netflix estará em desvantagem e provavelmente terá que aumentar ela também a quantia que cobra de seus clientes. No entanto, se ela aumentar muito seu preço as pessoas podem escolher cancelar a assinatura, pois o serviço oferecido pela empresa não é de extrema importância. Levando essas situações em consideração, o poder de barganha dos fornecedores aparenta ser médio.

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

[pic 16]

4) Poder de barganha dos clientes

É a capacidade de barganha dos clientes com as empresas, geralmente forçando a prática de preços mais baixos e a exigência de mais serviços e melhoria da qualidade dos produtos.

O poder de barganha dos clientes é limitado, pois a possibilidade deles migrarem para outros serviços – caso achem o preço cobrado injusto – é pequena, já que a Netflix tem uma qualidade superior aos serviços que poderiam servir de concorrentes. Isso ocorre principalmente no Brasil, onde as opções de serviço de streaming são muito menores do que nos EUA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (233.1 Kb)   docx (249.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com