TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

5 forças de Porter

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.647 Palavras (15 Páginas)  •  3.474 Visualizações

Página 1 de 15

3. CINCO FORÇAS DE PORTER

3.1 RIVALIDADE ENTRE OS CONCORRENTES

3.1.1 Definição do conceito

        A rivalidade entre concorrentes é a força central das cinco determinadas por Porter, sendo a mais significativa. Quando falamos em empresas e análise de mercado, uma das primeiras coisas que pensamos é na concorrência. Como se comporta, qual o impacto gerado no negócio e o que fazer para se destacar dos concorrentes. Todos os investimentos em marketing e campanhas às vezes agressivas são feitos a partir daí. Mas essa competição gera um benefício para os clientes, já que podem optar por quem lhe oferecer melhores condições.

  1. Principais concorrentes da C&A

Para que se inicie a análise dos concorrentes da C&A, é preciso identificá-los; saber como as empresas estão agrupadas; se as marcas já estão consolidadas e quais as vantagens competitivas oferecidas por elas.

Os principais concorrentes mundiais e nacionais da C&A são:

H&M - É uma empresa multinacional sueca presente em 54 países com mais de 3.000 lojas e conta com o seguimento em varejo de roupas, acessórios, cosméticos e móveis. Avaliada em aproximadamente 60 bilhões de dólares e com faturamento médio de 20 bilhões de dólares anuais, a H&M concorre diretamente com a espanhola Zara pela liderança do mercado mundial do “Fast Fashion”. A H&M e a C&A são os líderes do mercado na Europa, trocando eventuais primeiros e segundos lugares em alguns dos países. A H&M já estudou a compra das operações da concorrente C&A há alguns anos atrás. As operações da C&A no Brasil são o alvo de seu maior interesse, que há tempos estudam a entrada no país. Segundo um analista do mercado, a presença nacional da C&A e o tamanho de suas lojas se encaixariam perfeitamente no modelo da H&M. Oficialmente, as duas redes afirmam que não há nenhuma negociação em andamento. 


Zara - A Zara é uma rede espanhola de lojas de roupas e acessórios voltada para o público feminino, masculino e infantil. Atualmente, a Zara é provavelmente a rede de lojas de roupas em mais rápido crescimento, possuindo 1.770 lojas em 86 países. No Brasil, a Zara possui 42 lojas. Os preços da Zara costumam estar acima dos praticados pela C&A e H&M. Já seus custos publicitários são baixos, ao redor de 0,3% sobre as receitas, enquanto concorrentes aplicam de 3 a 4%. Em 2011, um programa de televisão denunciou que empresas têxteis terceirizadas pela Zara, utilizavam trabalho escravo, o que passou despercebido pela auditoria interna da empresa por três anos, segundo a assessoria de imprensa.

Renner – Concorrente exclusivamente brasileira, teve seu início no ano de 1912, remanescente do grupo 86 Contábeis, uma rede gaúcha de lojas do ramo de vendas de roupas acessórios para o público masculino, feminino e infantil. Hoje em dia conta com aproximadamente 221 lojas pelo Brasil e é a segunda maior rede varejista de moda do país ficando atrás somente da C&A. De acordo com o ranking da IBEVAR a Renner ocupa a 12 colocação com seu faturamento de mais de 4,9 bilhões de reais. A Renner ambiciona ser a maior e melhor loja de departamentos do Brasil e mudou sua missão dentro dos seus fundamentos corporativos em 2011.

Riachuelo – Também concorrente exclusiva no Brasil, a Riachuelo iniciou suas atividades no ano de 1947 com uma pequena loja de rua vendendo tecidos a preços baixos e teve sua grande mudança no ano de 1979 quando foi comprada pelo grupo Guararapes. Foi nesse período que deu início a venda de roupas prontas para serem usadas. Hoje em dia, com 169 lojas pelo Brasil, a Riachuelo ocupa a 13ª colocação no ranking da IBEVAR e tem um faturamento de aproximadamente 1 bilhão de reais. Em 2013, a Riachuelo foi eleita a marca de moda mais valiosa do Brasil, avaliada em US$ 690 milhões, ocupando o 33º lugar da lista das 100 marcas mais valiosas do país.

  1. Principais características dos concorrentes

A principal característica da H&M é oferecer coleções amplas e variadas, design, qualidade e sustentabilidade. Qualidade é um tema central, desde a ideia inicial até o produto final. Seu objetivo é sempre superar as expectativas dos clientes sobre a qualidade e oferecer moda com valor imbatível. A H&M não possui fábricas, em vez disso compra produtos de fornecedores independentes. Trabalham para trazer melhorias a longo prazo para as pessoas e para o ambiente, na cadeia de abastecimento e nas comunidades em que atuam.

Já a Zara não dita tendências, prefere segui-las. Ao invés de colaborações com estilistas e gastos elevados com publicidade, a rede envia pessoas para acompanhar os principais desfiles, descobrir novas ideias e monitorar a concorrência, ambientes universitários, além de eventos relevantes para o estilo de vida de seu público. Além de praticar o baixo custo, outra arma de vendas é a diferenciação. O tempo decorrido entre a concepção de uma nova peça e a sua entrega em volume comercial nas lojas é de apenas três semanas. Isso permite a oferta de uma nova coleção ao início de cada estação. 

A Renner busca com o encantamento superar as expectativas dos clientes, oferecendo produtos que seguem fielmente as tendências da moda mundial. Com diferentes estilos de moda, qualidade, preços competitivos e excelência nos serviços prestados, a rede conquistou milhões de consumidores pelo Brasil. Seu grande diferencial é a Filosofia de Encantamento, pela qual não basta satisfazer, mas superar as expectativas dos clientes. Um estilo de gestão que tem como essência o atendimento diferenciado com o “jeito Renner de ser”.

A Riachuelo tem como sua principal característica os produtos de preço baixo e um atendimento qualificado. Também inseriu parcerias com estilistas, como a C&A, fazendo com que seu público tenha acesso a essas peças com o preço bem menor, tornando a marca moderna e buscando outros públicos para dentro de suas lojas.

                3.1.4 Principais pontos fortes dos concorrentes

A H&M tem como seus pontos fortes as parcerias com fornecedores; as peças exclusivas assinadas por criadores conhecidos; as economias de escala; a forte presença geográfica; o controle da produção externa através dos centros de produção; uma cadeia eficiente e rápida; a internet como canal de venda; e um valor e notoriedade da marca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (144.4 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com