TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE DISCURSIVA

Por:   •  30/5/2018  •  Dissertação  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  899 Visualizações

Página 1 de 3

CAROLINA MEDEIROS DA PAZ | RA: 184973211606 | AEDU FA3

ATIVIDADE DISCURSIVA

“Os seres humanos são seres sociais que interagem a todo instante em diferentes ambientes, tais como o familiar, o escolar, o profissional, entre outros. Neste sentido, as interações acontecem ao longo de todos os estágios da vida das pessoas.” (CINTRA, 2017).

Considerando o texto acima, redija um texto dissertativo apontando quais conceitos são necessários para que as interações sejam produtivas e construtivas.

TEXTO DISSERTATIVO

Cada fase da vida de um indivíduo é diferente. Ao longo de todos estes estágios desenvolvemos capacitades únicas. Mesmo com toda essa excentricidade, em ambientes como o escolar e o profissional temos que agir conforme alguns parâmetros já estabelecidos socialmente para que essas interações sejam produtivas e construtivas. Por isso é importante entendermos cada parâmetro, que são eles: habilidades sociais, gestão da imagem, autoapresentação, entre outros.

Conforme Cintra e Cizoto no caderno de atividades, os comportamentos que um indivíduo desenvolve para lidar com as exigências do ambiente social são conhecidos como habilidades sociais. Elas dependem do contexto que ocorre a interações e dos aspectos culturais de cada grupo.

Para melhor compreensão Del Prette e Del Prette (2001), classificam as habilidades sociais em diferentes categorias: as habilidades sociais de automonitoria, por exemplo, estão relacionadas ao autocontrole de pensamentos, sentimentos e ações, para a manutenção do equilíbrio nos relacionamentos. Já as habilidades de comunicação são fundamentais para a interação humana. Outras habilidades sociais, como a de civilidade envolvem a expressão de cortesia e educação nos contatos sociais, a habilidade assertiva de enfrentamento podemos notá-la quando a pessoa manifesta seus desejos de forma sincera, sem ofensas ou críticas negativas que podem destrir outra pessoa.  Por fim, não menos importante, a empatia: refere-se à disposição para ouvir e colocar-se no lugar do outro, seja em situações positivas ou negativas, incorporando o ponto de vista e a percepção do outro.

Outro parâmetro é a gestão da imagem ou marketing pessoal, este está relacionado a construção e manutenção de uma autoimagem positiva, reforçada perante a sociedade pelas habilidades sociais e profissionais, explicam Cintra e Cizoto, ou seja, o modo como o indivíduo demonstra suas atitudes, comportamentos, sua forma de ser e de se expressar resulta em uma imagem para os outros.

Diversos cuidados devem ser tomados para que a imagem pessoal, que por sua vez se associa à imagem profissional, seja mantida positiva, e neste sentido a autoapresentação é outro parâmetro fundamental para regular a impressão que os outros formam a seu respeito.

Segundo Cintra e Cizoto, existem diversas estratégias e táticas de gerenciamento de impressões que o ajudam a alcançar seus objetivos, sejam eles de curto ou longo prazo. Tais como: autopromoção, exemplificação, comportamentos não verbais, persuasão etc.

O poder destes parâmetros e do networking contribuem para interações produtivos e construtivas e como consequência passaram a ser bastante valorizadas para a efetividade social e se destacam em um mundo em que as interações virtuais e das redes sociais se tornaram formas de compartilhamento de informações e interesses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com