TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE LÚDICA COMO PROPOSTA DE APRENDIZADO DA SELEÇÃO NATURAL

Por:   •  22/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 2

A ATIVIDADE LÚDICA COMO PROPOSTA DE APRENDIZADO DA SELEÇÃO NATURAL

Jéssica Luizi de Souza Andrade (ID), Jennyfer dos Santos Ribeiro (ID), Karinne Ramos de Souza (ID), Ariana de Souza Menezes (ID), Letícia Nascimento Pedra (ID), Luciana Ribeiro Coutinho de Oliveira Mansur (SP), Sergiane Kellen Jacobsen Will (CA), Franz Borges Viana (CI).

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus Campos Centro

Jessica.luizi.andrade@gmail.com

 Palavras Chave: Espécie, Lúdica, Evolução

Resumo

No ensino de ciências biológicas, o conteúdo sobre evolução tem como objetivo, habilitar o aluno a compreender a diversidade biológica dos seres e a interação entre espécies. Para contribuir com o ensino de evolução, foi proposto uma atividade lúdica para o 1º ano do ensino médio sobre um dos processos propostos da evolução, a Seleção Natural. Esta atividade permite simular o efeito da seleção natural, facilitando a compreensão desse mecanismo que é um dos responsáveis pela evolução dos organismos, levando a manutenção da diversidade dos seres vivos, trabalhando com conceitos básicos de genética e evolução de forma visual e lúdica de como as mudanças ambientais podem causar efeitos em espécies, em populações, procurando nessa atividade simular o efeito da seleção natural, com o objetivo de facilitar a compreensão desse mecanismo. O objetivo dessa atividade foi promover a discussão e apresentar conceitos dinâmicos permitindo a compreensão de alguns assuntos que por vezes são complexos e abstratos, podendo ocasionar dificuldades de aprendizagem e a falta de percepção de como isso acontece ao nosso redor. Os materiais utilizados para construção do experimento foram materiais de baixo custo, como joaninhas feitas de biscuit e miçangas, mostrando aos alunos que não precisaria de recursos caros para que possamos experimentos. Os alunos, vivenciaram momentos figurativos onde o meio ambiente interfere diretamente à capacidade de sobrevivência e perpetuação da espécie das joaninhas. No final da simulação de acontecimentos, houve discussões com os alunos afim de que os mesmos nos explicassem o porquê de algumas espécies ficarem mais vulneráveis e até extintas e outras conseguirem se manter vivas. A atividade lúdica por fim promoveu maior interação entre o alunado, levando-os a montagem e percepção em equipe, discussões em grupos, gerando empolgação e entusiasmo na análise da atividade promovendo assim um aprendizado verdadeiramente significativo.

 

____________________

ALMEIDA, Paulo Nunes. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. 6ª Ed. _Rio de Janeiro, Loyola, 2003.

ORTIZ, Jésus Paredes. Aproximação teórica à realidade do jogo. In: MURCIA, Juan Antônio Moreno (Org.). Aprendizagem através do jogo. Porto Alegre: Artmed, 2005.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (145.7 Kb)   docx (299.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com